Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Itália e Áustria começam a reabrir lojas de forma parcial

Na Itália, papelarias, livrarias e lojas de roupas e de produtos infantis foram autorizadas a reabrir

Itália e Áustria começam a reabrir lojas de forma parcial
Notícias ao Minuto Brasil

12:48 - 14/04/20 por Folhapress

Mundo Europa

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Nesta terça (14), Itália e Áustria começaram a reabrir lojas e retomar serviços aos poucos, após semanas de lockdown para conter a propagação do novo coronavírus. A determinação para que as pessoas fiquem em casa e saiam apenas para atividades essenciais, no entanto, segue valendo.

Na Itália, papelarias, livrarias e lojas de roupas e de produtos infantis foram autorizadas a reabrir, desde que sigam medidas como limitar a entrada de clientes para evitar aglomerações. Atividades agrícolas também foram retomadas.Ainda assim, algumas regiões do norte que foram mais atingidas pela pandemia, como a Lombardia, decidiram manter o fechamento total.Na região do Vêneto, cuja capital é Veneza, houve liberação mais restrita. Livrarias e lojas de roupas poderão abrir dois dias por semana.

Veja também: Portugal sofre pressão para flexibilizar isolamento social

Os moradores terão de usar máscaras e luvas ao sair à rua.País mais atingido pela pandemia na Europa, a Itália está em lockdown há cinco semanas. O confinamento deve seguir ao menos até 3 de maio. Foram registrados ao menos 160 mil casos e 20 mil mortes.

Na Áustria, foi liberada a abertura de lojas com até 400 m² de área. Estabelecimentos comerciais maiores que vendem materiais de construção e itens de jardinagem também foram liberados.Em Viena, a avenida comercial do bairro Favoriten retomou as atividades, mas as marcas da Covid-19 estão presentes: muitos clientes aguardavam do lado de fora das lojas, mantendo distância uns dos outros, e a maioria usava máscaras.

Fatih Altun, dono de um estabelecimento de reparo de telefones celulares, afirmou que tem medo do vírus, mas se viu obrigado a reabrir após um mês sem faturamento."Perdi entre 5.000 e 6.000 euros e tive que demitir meu único funcionário", disse.

A Áustria permitirá aos shoppings reabrir em 1º de maio. Restaurantes e hotéis deverão voltar a operar em meados de maio, segundo o chanceler, Sebastian Kurz. O país teve 14 mil casos e 368 mortes.Também nesta terça, a Espanha autorizou a retomada de algumas atividades, como os trabalhos na construção civil e em fábricas.

As lojas seguirão fechadas ao menos até o dia 26.Na Dinamarca, as creches e as escolas do ensino fundamental reabrirão na quarta-feira (15). A Polônia disse que retirará as restrições aos poucos, a partir de domingo, provavelmente começando com as lojas.

Veja também: Magnata, amigo de Donald Trump, morre infectado com Covid-19

Campo obrigatório