Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mortes no Reino Unido podem ser 50% superiores aos dados oficiais

Número de óbitos registados pelo Instituto Nacional de Estatística britânico revela mais mortes do que as anunciadas pelas autoridades sanitárias.

Mortes no Reino Unido podem ser 50% superiores aos dados oficiais
Notícias ao Minuto Brasil

16:00 - 14/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Instituto de Estatítisca

O jornal The Times compara nesta terça-feira os dados oficiais do governo do Reino Unido relativamente ao número de mortes registradas por Covid-19 e o número de certidões de óbito efetivamente passadas e oficializadas, e dá a entender uma estatística 'assustadora': o número de mortes no Reino Unido pode ser 50% superior do que revelam os dados oficiais. 

Segundo o noticiado, os dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística britânico mostram uma diferença significativa relativamente ao número de mortes entre 3 e 11 de abril face ao registrado nos boletins das autoridades de saúde.

Na Inglaterra e no País de Gales, durante este período, foram registradas 16,378 mortes, mais 6000 do que a média dos últimos cinco anos, cifrada em torno dos dez mil óbitos.

Mas há ainda outros dados que provam esta discrepância. Segundo o Instituto Nacional de Estatística Britânico, há uma diferença de cerca de 15% entre o número de mortes nos hospitais e o número total de mortes quando considerados os óbitos em casa, em lares ou outras instalações do gênero.

Por exemplo, até 3 de abril, na Inglaterra, registravam-se 5,186 mortes por coronavírus, mas em termos de certidões de óbitos esses números sobem para 5,979.

Os dados hoje revelados mostram também que entre 28 de março e 3 de abril morreram mais pessoas do que em qualquer outra semana dos últimos 15 anos, mas este dado não é refletido nos boletins oficiais passados ao público.

Campo obrigatório