Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pelo menos 16 mortos em tiroteio no leste do Canadá

O autor dos disparos foi morto pela polícia canadense

Pelo menos 16 mortos em tiroteio no leste do Canadá
Notícias ao Minuto Brasil

07:18 - 20/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tiroteio

Pelo menos 16 pessoas morreram no domingo de madrugada, em Nova Escócia, no leste do Canadá, quando um homem armado abriu fogo em vários locais por motivos ainda desconhecidos, segundo a polícia. 

O atirador, de 51 anos, morreu durante troca de tiros com a polícia, após doze horas de uma intensa procura pelo suspeito.

Gabriel Wortman, técnico em próteses dentárias, de acordo com a imprensa, circulava a bordo de um veículo idêntico aos usados pela polícia canadense.

O homem abriu fogo em diferentes locais, em circunstâncias e por motivos ainda não esclarecidos. O ataque que chocou o país, onde os tiroteios são raros.

Inicialmente, a representante da Real Polícia Montada do Canadá (polícia federal), Brenda Lucki, revelou que 13 pessoas tinham morrido, mas posteriormente disse que o total dos ataques era de pelo menos 16 mortos, incluindo o atirador, de acordo com a rede de televisão CBC.

"É cedo ainda para falar de motivações", ressaltou o responsável pelas investigações criminais da polícia federal da Nova Escócia, Chris Leather.

Várias vítimas "parecem não ter qualquer ligação com o atirador", mas "o fato deste indivíduo ter um uniforme e um veículo da polícia leva a crer que não se tratou de um ato espontâneo", acrescentou.

O ataque começou no sábado à noite na pequena localidade rural de Portapique, a cerca de 100 quilômetros da capital Halifax. Várias vítimas foram encontradas em frente e no interior de uma casa, para onde a polícia foi chamada depois de terem ouvidos tiros. O atirador fugiu.

"A perseguição terminou esta manhã [hora local] e o suspeito foi localizado. Posso confirmar que está morto", indicou Leather.

Uma agente policial morreu no domingo e um policial ficou ferido, indicou a corporação.

Este massacre é considerado o pior já registrado no Canadá.

Em 06 de dezembro de 1989, um homem atirou e matou 14 mulheres, no Instituto Politécnico de Montreal, antes de se suicidar.

Em 2018, em 23 de abril, um motorista de um caminhão atropelou deliberadamente oito mulheres e dois homens no centro de Montreal.

Com menos de um milhão de habitantes, que vivem sobretudo da exploração da madeira e da pesca, Nova Escócia é uma das províncias menos povoadas do país.

Campo obrigatório