Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pediatras contam casos de crianças que estão com medo de sair de casa

Crianças imaginam a Covid-19 como sendo um monstro.

Pediatras contam casos de crianças que estão com medo de sair de casa
Notícias ao Minuto Brasil

22:45 - 23/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

A Espanha vai permitir que a partir da próxima segunda-feira os menores de 14 anos de idade passem a poder acompanhar um adulto em atividades já permitidas pelo estado de emergência, como ir ao supermercado, à farmácia ou ao banco.

Contudo, e segundo informações de pediatras dadas ao jornal El Pais, há crianças que estão com medo de sair de casa. 

“Mamãe, tenho muito medo do coronavírus e não penso em sair", disse Manuel, de 8 anos, à sua mãe. A mulher contou ao pediatra o comportamento do filho e confessa que só ficou mais descansada quando percebeu que este era um sentimento partilhado com outros amigos da sua idade.

Casos como este estão a se tornar frequentes esta semana nas consultas de pediatria naquele país, onde se conta, ainda, a história de um menino de 4 anos que não conseguia dormir porque imaginava que a Covid-19 era um monstro gigante que estaria na rua em guerra com a polícia.

O psiquiatra Diego Figuera explica que esta é uma situação normal e defende que os serviços de saúde mental devem ser, nesta altura, reforçados, sobretudo junto dos mais novos que são agora "a ponta de um iceberg".

A psiquiatra Azucena Díez, de Pamplona, acredita também que estes comportamentos se vão traduzir numa avalanche de consultas na área, com cada vez mais crianças e jovens a apresentar comportamentos obsessivos e hipocondríacos relacionados com a situação que se vive atualmente. 

Para combater esses medos e impedir que estes se transformem em fobias, a psicóloga Elena Domínguez defende que é necessário falar sobre "práticas de risco, e não sobre locais ou pessoas de risco" e que se deve explicar às crianças como podem e devem estar protegidas.

Campo obrigatório