Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Três médicos caíram, sem explicação, de janelas de hospitais na Rússia

Dois médicos morreram e um terceiro está em estado crítico

Três médicos caíram, sem explicação, de janelas de hospitais na Rússia
Notícias ao Minuto Brasil

12:22 - 05/05/20 por Notícias Ao Minuto Brasil

Mundo Covid-19

Nas últimas duas semanas, três médicos russos, que trabalhavam na linha de frente ao combate da pandemia, caíram das janelas de hospitais na Rússia, sem explicação aparente. Dois deles morreram e um está hospitalizado em estado crítico, reporta a CNN.

Os três incidentes, que estão sendo investigados pelas autoridades russas, abriram uma discussão nas redes sociais e na imprensa russa no que diz respeito às condições de trabalho para profissionais de saúde durante a crise da Covid-19.

Alexander Shulepov, paramédico na cidade de Voronezh, a sul de Moscou, foi o único que sobreviveu à queda, no passado sábado (2), mas encontra-se hospitalizado em estado crítico.

Uma emissora de televisão local indica que Shulepov caiu da janela de um 2.º andar do hospital Novousmanskaya, onde trabalhava e onde recebeu  diagnóstico positivo para Covid-19.

O profissional de saúde estava internado desde o dia 22 de abril, o mesmo dia em que ele e um colega - Alexander Kosyakin fizeram uma denúncia nas redes sociais por Shulepov ser forçado a continuar trabalhando mesmo depois de ser diagnosticado com Covid-19. O próprio colega, Kosyakin, já tinha sido questionado pela polícia russa por espalhar notícias falsas, quando se queixava da falta de material.

"[Shulepov] está numa unidade de cuidados intensivos, até onde eu sei está em estado crítico. A última vez que falei com ele foi no dia 30 de abril, nos ligamos para saber um do outro", disse Kosyakin à CNN. "Ele sentia-se bem, estava se preparando para sair do hospital... de repente isto aconteceu, não sabemos o porquê e para quê, há tantas questões às quais não sei responder", acrescentou.

O hospital Novousmanskaya disse, através de comunicado, que Shulepov tinha sido retirado da escala assim que informou a administração do hospital de que estava infectado e lhe foi oferecido o internamento. Três dias depois, Shulepov retratou-se daquilo que dissera no vídeo, indicando que estava "sobrecarregado pelas emoções".

Shulepov foi o terceiro profissional de saúde que caiu de uma janela de um hospital, na Rússia, nas últimas duas semanas. Elena Nepomnyashchaya, médica de um hospital na cidade siberiana de Krasnoyarsk, morreu no dia 1 de maio depois de passar uma semana nos cuidados intensivos, pela mesma razão. Uma televisão local disse que Nepomnyashchaya teria caído da janela durante uma reunião com autoridades regionais de saúde.

Natalya Lebedeva, chefe do serviço de urgências da Star City, a principal base de treino para os cosmonautas russos, morreu no dia 24 de abril, também depois de uma queda. O hospital da Agência Biomédica Federal explicou que a profissional estava sendo tratada por suspeita de coronavírus e que a sua morte se deveu a "um trágico acidente", sem adiantar mais explicações.

Nem as autoridades, nem as instituições médicas responderam a pedidos de comentário por parte da CNN.

Veja também: Mais de 250 mil mortos e 3,5 milhões de infectados no mundo todo

Campo obrigatório