Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo turco diz que pandemia está "controlada" no país

"A epidemia está sob controle mas a ameaça continua", declarou o ministro da Saúde

Governo turco diz que pandemia está "controlada" no país
Notícias ao Minuto Brasil

15:30 - 06/05/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Turquia

O Governo turco afirmou hoje que a pandemia de covid-19 no país, o sétimo mais afetado do mundo, está "sob controle", sendo necessário prosseguir "uma vida social controlada", com a manutenção das medidas restritivas para evitar a propagação da doença.

"A epidemia está sob controle (...) mas a ameaça continua", declarou o ministro da Saúde, Fahrettin Koca, numa coletiva de imprensa em Ancara, salientando que é preciso evitar uma segunda volta da pandemia do novo coronavírus.

Koca indicou que a Turquia entra, a partir de hoje, na segunda fase da luta contra a pandemia, com o abrandamento das medidas tomadas há três meses para conter a propagação do vírus e avisou que o fim do confinamento não significa "o regresso à vida normal".

Se os centros comerciais e os salões de cabeleireiro podem abrir a partir de hoje, embora respeitando as medidas sociais, os restaurantes e cafés vão permanecer fechados, exemplificou o ministro.

Sétimo país do mundo mais afetado pela covid-19, a Turquia registrou, até hoje, perto de 131 mil casos e cerca de 3.600 mortes.

Após ter atingido um pico de mais de 5.000 casos de infecção em 24 horas em meados de abril, o país conhece nos últimos dias uma baixa lenta no número de novos infectados e de mortes, cujo total diário é inferior a 100 desde 26 de abril.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 257 mil mortos e infectou quase 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios. 

Mais de um 1,1 milhões de doentes foram considerados curados.

Campo obrigatório