Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

OMS quer nova missão à China para descobrir origem animal do vírus

Os técnicos da organização estão discutindo com os seus pares na China a realização de "uma missão futura, que teria um foco mais acadêmico".

OMS quer nova missão à China para descobrir origem animal do vírus
Notícias ao Minuto Brasil

17:15 - 06/05/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Covid-19

A Organização Mundial de Saúde (OMS) quer organizar uma nova missão à China para descobrir a origem animal do novo coronavírus responsável pela pandemia de covid-19, afirmou hoje uma responsável da agência das Nações Unidas.

A diretora do programa de doenças emergentes da OMS, Maria Van Kerkhove, afirmou hoje numa coletiva de imprensa em Genebra, que a os técnicos da organização estão discutindo com os seus pares na China a realização de "uma missão futura, que teria um foco mais acadêmico".

O objetivo é "procurar a origem zoonótica do surto", ou seja, descobrir qual foi o animal responsável pela passagem do novo coronavírus para humanos.

"A importância em termos de saúde pública é crítica, porque sem saber a origem animal, é difícil evitar que aconteça outra vez. É algo que acontece com todos os agentes patogênicos emergentes, a maior parte dos quais tem origem animal", afirmou.

Numa futura missão, os peritos da OMS procurarão perceber que exposições a diferentes animais aconteceram para poder rastrear a origem do novo coronavírus.

"É algo em que estamos trabalhando atualmente. Oferecemos [à China] o nosso apoio e temos vontade que aconteça", referiu.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 257 mil mortos e infectou quase 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de um 1,1 milhões de doentes foram considerados curados.

Campo obrigatório