Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ciclone a caminho da Índia leva à retirada de milhões de pessoas

Índia e Bangladesh começaram hoje a retirar mais de dois milhões de pessoas das respetivas zonas costeiras, antecipando a chegada do ciclone Amphan que deverá atingir com forte intensidade os dois países nos próximos dias.

Ciclone a caminho da Índia leva à retirada de milhões de pessoas
Notícias ao Minuto Brasil

14:15 - 18/05/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Ciclone

O ciclone Amphan, que poderá ser o mais forte a atingir a região  da Índia desde 2007, está atualmente progredindo na zona do Golfo de Bengala, ao largo da Índia, com o registro de rajadas de vento até 265 quilômetros por hora.

O fenômeno meteorológico deverá atingir a zona de Bengala Ocidental (Índia) ou Bangladesh na quarta-feira, com o registro de chuvas fortes e rajadas de vento até 165 quilômetros por hora, segundo as previsões do serviço de meteorologia indiano.

"Poderá ser o ciclone mais intenso a atingir a região desde o ciclone Sidr", que matou mais de três mil pessoas em novembro de 2007, afirmou à agência France-Presse (AFP) um funcionário dos serviços meteorológicos do Bangladesh, Bazlur Rashid.

Até dois milhões de pessoas serão retiradas, a partir de terça-feira, das zonas mais baixas do Bangladesh, indicou o chefe da autoridade nacional de gestão de catástrofes, Shah Kamal, referindo que outras milhares já começaram hoje a ser retiradas para zonas mais seguras.

As autoridades do Bangladesh estão preparando um número recorde de 12 mil abrigos, que terão a capacidade de acomodar, caso necessário, até 5,19 milhões de pessoas.

Esta ação também quis garantir que as pessoas deslocadas possam manter a distância física necessária dentro dos abrigos, devido à atual pandemia da covid-19.

Também por causa da pandemia do novo coronavírus, os deslocados terão que usar máscaras de proteção individual e serão incentivados a usar luvas no interior dos abrigos.

Na Índia, mais de 200 mil pessoas serão retiradas na terça-feira das zonas baixas de Bengala Ocidental, segundo afirmou, também em declarações à AFP, o ministro daquele estado indiano, Manturam Phakira.

Na região vizinha de Odisha, as autoridades estão preparando abrigos que poderão acomodar até 1,1 milhão de pessoas.

Os responsáveis locais de Odisha esperam, no entanto, que a zona seja pouco afetada pelo ciclone, antevendo que apenas 10% da capacidade dos abrigos seja utilizada.

Apesar da intensidade e da violência dos ciclones que atingem esta região estarem aumentando, em parte devido ao aquecimento global, o balanço de vítimas tem diminuído nos últimos anos.

Medidas rápidas e coordenadas de evacuação das zonas mais perigosas e a construção de milhares de abrigos anticiclone têm contribuído para o decréscimo de vítimas.

Campo obrigatório