Meteorologia

  • 11 JULHO 2020
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Montenegro diz estar 'livre do coronavírus' após 20 dias sem contágios

O país de 650.000 habitantes não registra um novo contágio por coronavírus desde 04 de maio

Montenegro diz estar 'livre do coronavírus' após 20 dias sem contágios
Notícias ao Minuto Brasil

13:27 - 25/05/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Coronavírus

O Montenegro declarou-se hoje um "país livre de coronavírus" ao considerar que venceu a pandemia da covid-19 no seu território, que não registra agora oficialmente nenhum caso de infecção após 20 dias consecutivos de provas com resultados negativos.

"Somos o último país europeu que registoru um 'primeiro caso' da covid-19 e o primeiro que conseguiu erradicar o vírus!", declarou em comunicado oficial o ministro da Saúde, Kenan Hrapovic.

Segundo o Instituto de saúde pública montenegrino, o país de 650.000 habitantes não registra um novo contágio por coronavírus desde 04 de maio, com um total de 324 casos contabilizados desde a detecção do primeiro, em 17 de março.

No domingo foram examinadas 140 pessoas e sem resultados positivos, com as autoridades concluindo que neste momento, no país, "não existe nenhum caso ativo de infecção" pelo coronavírus.

O Instituto de saúde anunciou que caso a ausência de novos contágios se prolongue durante num período de 28 dias, o Montenegro proclamará oficialmente o fim da epidemia em 02 de junho.

Hrapovic agradeceu ao médicos e pessoal sanitário, e ainda à população, pelo seu comportamento que facilitou esta evolução favorável.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou quase 345 mil mortos e infectou mais de 5,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,1 milhões de doentes foram considerados curados.

Campo obrigatório