Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Homem morre nos EUA após policial ajoelhar em seu pescoço

A morte ocorreu na noite de segunda-feira, na cidade de Minneapolis, após uma discussão com os policiais

Homem morre nos EUA após policial ajoelhar em seu pescoço
Notícias ao Minuto Brasil

13:28 - 26/05/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Violência

As autoridades norte-americanas e do estado do Minnesota estão investigando a morte de um homem negro depois de um vídeo ter mostrado um polícia branco se ajoelhando no pescoço da vítima durante a detenção.

A morte ocorreu na noite de segunda-feira, na cidade de Minneapolis, após uma discussão com os policiais. O incidente foi captado em vídeo por testemunhas e difundido nas redes sociais e mostra a vítima mortal pedindo ajuda por várias vezes e a reclamando que não conseguia respirar.

"Durante cinco minutos vemos como um agente branco apertou o joelho no pescoço de um homem negro. Cinco minutos. Quando se ouve alguém pedindo socorro, supomos que é preciso ajudá-lo. Este agente falhou no sentido humano mais básico. O que aconteceu foi simplesmente horrível", afirmou o presidente da Câmara de Minneapolis, Jacob Frey, em conferência de imprensa.

O chefe da polícia de Minneapolis, Medaria Arradondo, presente nessa mesma conferência, afirmou haver "políticas em vigor para colocar alguém sob controle" e que uma "completa investigação interna" vai ser feita para apurar o que aconteceu e como essas políticas foram aplicadas.

No vídeo ouve-se o homem a reclamar que pescoço está sendo apertado, implorando por água e dizendo ao agente repetidamente que não consegue respirar. Ouve-se também a voz de uma mulher que diz que a vítima está sangrando e outra testemunha insultando o agente, exclamando que o homem não estava resistindo à detenção.

Os polícias foram chamados por volta das 20:00 locais de segunda-feira para investigar uma denúncia de falsificação de produto, segundo o porta-voz da polícia, John Elder. Os agentes encontraram o homem, que acreditam estar na casa dos 40 anos, correspondente à descrição do suspeito, dentro do carro.

"Foi ordenado a sair do carro. Depois de sair, ele resistiu fisicamente aos polícias. Os agentes conseguiram algemá-lo e notaram que ele parecia estar sofrendo de problemas médicos", prosseguiu Elder.

O homem, ainda não identificado, foi levado de ambulância para o Centro Médico do Condado de Hennepin onde morreu pouco depois, segundo a polícia. O nome do polícia visto se ajoelhando no pescoço do homem não foi ainda divulgado.

O Departamento de Apreensão Criminal do Minnesota (BCA) juntou-se ao Departamento Federal de Investigação (FBI) no inquérito.

Todas as imagens das câmaras usadas foram entregues ao BCA, que investiga a maior parte dos tiroteios policiais e mortes sob custódia. Os agentes envolvidos foram colocados em baixa administrativa remunerada, de acordo com o protocolo do departamento.

Em declarações ao jornal Star Tribune, a ativista Nekima Levy-Armstrong disse que ver as imagens compartilhadas nas redes sociais a deixou "enojada" e que este era mais um exemplo de brutalidade policial contra os afro-americanos.

"O que quer que o homem possa ter feito, não deveria ter acabado numa sentença de morte. O que começou como um suposto incidente econômico terminou novamente na morte de um homem negro", apontou.

Nos últimos anos, a polícia de Minneapolis tem estado sob escrutínio por conflitos mortais com os cidadãos.

Uma mulher branca, Justine Rusczcyk Damon, morreu em 2017, quando foi atingida no estômago por um polícia que respondeu a uma chamada de emergência. O agente, negro, foi condenado por homicídio e está a cumprir uma pena de 12 anos.

Campo obrigatório