Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Harvey Weinstein alvo de quatro novas acusações de abuso sexual

O ex-produtor de Hollywood, a cumprir pena de prisão, foi novamente acusado. Uma das vítimas teria 17 anos na atura dos acontecimentos

Harvey Weinstein alvo de quatro novas acusações de abuso sexual
Notícias ao Minuto Brasil

16:00 - 30/05/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Weinstein

Harvey Weinstein, o antigo produtor de cinema e magnata de Hollywood caído em desgraça, atualmente a cumprir uma sentença de 23 anos de prisão,  foi acusado de crimes de abuso sexual. Desta feita, deram entrada num tribunal de Nova Iorque, na passada quinta-feira, documentos que dão conta de mais quatro acusações. Uma das mulheres teria apenas 17 anos à altura dos acontecimentos.

Os alegados crimes sexuais terão ocorrido entre 1984 e 2013, em festivais de cinema como o de Cannes e o de Veneza. Sendo os crimes semelhantes aos que colocaram Harvey Weinstein atrás das grades.

A mulher que teria 17 anos na altura era aspirante a atriz quando, em 1994, o Weinstein a convidou para o seu quarto de hotel onde a "reteve, agrediu e abusou sexualmente e violou". Outra das acusações remonta a 1984, quando a mulher, na altura com 34 anos, foi encostada a uma porta e acariciada contra a sua vontade num quarto de hotel em Cannes, quando abordou o ex-produtor para começar uma carreira como realizadora de documentários.

A denúncia que diz respeito a 2008, dá conta de que o magnata se ofereceu para ajudar a carreira da mulher na altura com 38 anos e acabou por ser violada uns dias depois num apartamento e que a arruinaria caso contasse a alguém. A mais recente, em 2013, a mulher na altura com 26 anos conheceu Weinstein no Festival de Veneza e uns meses mais tarde, na sequência de uma audição foi forçada a praticar sexo oral.

Os advogados de Weinstein deram conta à BBC que o ex-produtor "pretende defender-se destas novas acusações anônimas". 

Recorde-se que as acusações contra Weinstein começaram a emergir em outubro de 2017, pela mão do The New York Times. Pelo menos 80 mulheres desde então o acusaram de má conduta sexual, incluindo as atrizes Gwyneth Paltrow, Uma Thurman e Salma Hayek. 

Harvey Weinstein foi considerado culpado de ato sexual criminoso em primeiro grau e de violação em terceiro grau e sentenciado a 23 anos de prisão em fevereiro deste ano.

Campo obrigatório