Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Itália cobre montanha para proteger neve de aquecimento global

Tela térmica é colocada desde 2008 em montanha nos Alpes

Notícias ao Minuto Brasil

11:13 - 23/06/20 por Notícias Ao Minuto Brasil

Mundo Itália

Uma enorme tela branca térmica cobre parte de uma montanha dos Alpes, no norte da Itália, para proteger a neve do aquecimento global.

De acordo com os meios de comunicação italianos, a famosa estação de esqui italiana Presena, que fica a cerca de 3 mil metros, entre Trentino-Alto-Adige e a Lombardia, já perdeu mais de um terço do seu volume, desde 1993.

O projeto começou em 2008, quando as autoridades mandaram cobrir quase 30 mil metros quadrados de neve com esta lona térmica. Este ano, serão instalados 100 mil metros quadrados de proteção.

Nas imagens do local é possível ver vários funcionários desenrolando longas tiras de lona e embrulhando parte da montanha.

Cada uma das tiras mede 70 metros de comprimento, por cinco de largura, e custa cerca de R$ 2400,00.

As tiras de lona são costuradas umas às outras cuidadosamente, para evitar que escorreguem pela encosta ou que se soltem durante intempéries climáticas que possam ocorrer nos próximos meses.

O trabalho é feito ao longo da primavera, durante cerca de seis semanas. No final de setembro, a tela térmica é retirada.

Verão europeu cada vez mais quente

Após um mês de maio que bateu recordes de temperatura no mundo, como o mais quente desde 1981 e temperaturas de 0,63 graus acima da média, os cientistas esperam novos recordes de temperatura nos próximos tempos.

Campo obrigatório