Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aumenta para 126 os mortos do acidente em mina em Myanmar

A operação de resgate está prejudicada devido ao mau tempo.

Aumenta para 126 os mortos do acidente em mina em Myanmar
Notícias ao Minuto Brasil

16:00 - 02/07/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Myanmar

No total 126 mineiros morreram hoje num gigantesco deslizamento de terras numas minas de jade no norte de Myanmar, de acordo com as autoridades que receiam que o balanço de vítimas pode aumentar.  De acordo com o corpo de bombeiros que se encontra no local, foram recuperados 126 corpos até ao momento.  

Fontes da polícia de Myanmar (a antiga Birmânia) disseram que apesar das fortes chuvas, os mineiros insistiram em entrar na mina para trabalhar.

As autoridades receiam que o número de vítimas pode aumentar "drasticamente".

A operação de resgate está sendo dificultada devido ao mau tempo que se faz sentir na zona da mina.

Os deslizamentos de terra em minas de jade causam vítimas mortais todos os anos na região montanhosa do estado de Kachin, na fronteira com a China e a Índia, especialmente durante a estação das chuvas.

A zona onde ocorreu o acidente está no centro da extração de jade De Myanmar, o maior produtor mundial desta pedra preciosa sendo que as condições de extração são muito precárias e os acidentes frequentes.

As empresas de mineração empregam muitos trabalhadores ilegais. 

Em abril de 2019, um deslizamento de terra matou pelo menos 54 pessoas na região.

Hann Hindstrom responsável da organização não-governamental Global Witness, que acompanha as condições de trabalho nas minas de jade, disse à France Presse que o acidente que ocorreu hoje no norte da Birmânia podia ter sido "evitado" acrescentando que "são necessárias" leis e medidas de regulação sobre a extração.  

Campo obrigatório