Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

ONU promete aplicar reformas após escândalo de corrupção

A ONU comprometeu-se hoje a aplicar reformas no funcionamento do gabinete do presidente da Assembleia-geral, numa reação ao escândalo de corrupção que está a envolver um ex-presidente daquele órgão plenário das Nações Unidas.

ONU promete aplicar reformas após escândalo de corrupção
Notícias ao Minuto Brasil

18:56 - 03/11/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Nações Unidas

John Ashe, diplomata oriundo de Antígua e Barbuda e ex-presidente da Assembleia-geral das Nações Unidas entre Setembro de 2013 e Setembro de 2014, foi recentemente acusado pelas autoridades norte-americanas da prática de crimes de corrupção.

O ex-presidente da Assembleia-geral da ONU enfrenta duas acusações por delitos fiscais, após ter alegadamente recebido mais de um milhão de dólares de subornos de empresários chineses.

"A Assembleia deve tirar conclusões deste incidente e agir de forma decisiva", afirmou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, num discurso diante daquele órgão.

Ban Ki-moon, que insistiu que as Nações Unidas não podem tolerar a corrupção, defendeu que os Estados-membros da organização devem "melhorar" o funcionamento do gabinete do presidente da Assembleia-geral para tornar aquela estrutura mais organizada, transparente e responsável.

"Isso é o essencial", afirmou o secretário-geral, nomeando as várias medidas que a organização internacional está a colocar em prática para responder ao caso de John Ashe.

Entre essas medidas, Ban Ki-moon destacou a auditoria interna que está sendo realizada para estudar as relações entre a ONU e as organizações envolvidas no escândalo, mas também a criação de um grupo de trabalho para analisar o financiamento e os contratos realizados pelo gabinete do presidente da Assembleia-geral e, posteriormente, para propor melhorias.

O secretário-geral recordou, porém, que as possíveis reformas e decisões também passam pelos 193 países que têm assento naquele órgão plenário das Nações Unidas.

O atual presidente da Assembleia-geral, o dinamarquês Mogens Lykketoft, também se manifestou favorável a uma melhoria do funcionamento daquele órgão e defendeu uma avaliação de diversos aspetos, como é o caso da independência financeira e da transparência da instituição.

Mogens Lykketoft nomeou, por exemplo, a importância de clarificar os aspectos que envolvem as viagens dos presidentes da Assembleia-geral e quem paga essas deslocações.

Neste sentido, e com o objetivo de reforçar a transparência, Mogens Lykketoft anunciou hoje a criação de uma página na Internet na qual serão publicadas informações sobre o funcionamento do gabinete do presidente da Assembleia-geral.

Tanto Ban Ki-moon como Mogens Lykketoft garantiram que a ONU vai cooperar plenamente com as autoridades norte-americanas para tentar esclarecer o alegado caso de corrupção, cuja investigação está a ser conduzida pelo Ministério Público federal de Manhattan, Nova Iorque.

Até ao momento, segundo Lykketoft, a Assembleia-geral da ONU não foi contactada para colaborar na investigação.

John Ashe foi detido em 06 de outubro, mas no passado dia 26 de outubro um tribunal de Nova Iorque aceitou que o ex-presidente da Assembleia-geral das Nações Unidas ficasse em prisão domiciliária.

O diplomata conseguiu reunir o montante necessário para o pagamento de uma caução de um milhão de dólares (907 mil euros) e vai permanecer em prisão domiciliária, vigiado por pulseira eletrónica.

No âmbito do mesmo caso também foram detidas outras cinco pessoas, incluindo um multimilionário chinês empresário da construção civil, Ng Lap Seng, suspeito de estar no centro do escândalo e de pagar subornos a Ashe para impulsionar a construção de um centro de conferências da ONU em Macau.

Campo obrigatório