Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Venezuela: Sete pessoas morrem soterradas numa mina de ouro

56 mineiros já morreram em minas de ouro no país desde 2019

Venezuela: Sete pessoas morrem soterradas numa mina de ouro
Notícias ao Minuto Brasil

05:26 - 23/07/20 por Notícias Ao Minuto Brasil

Mundo Venezuela

Nesta quinta-feira (23), a imprensa da Venezuela informou que sete pessoas morreram soterrados numa mina de ouro El Callao, no estado venezuelano de Bolívar (a 840 quilómetros a sudoeste de Caracas).

Segundo o diário Correo del Caroní, as mortes, três homens e quatro mulheres, o incidente aconteceu na terça-feira, elevando para 56 o número de mineiros que morreram na sequência de deslizamentos de terra durante a extração de ouro, desde 2019.

"Quando as autoridades chegaram ao local, já os familiares das vítimas tinham retirado os corpos e levado para o Centro Hospitalar Centinela Juan Germán Roscio", explica o jornal.

O diário adianta que, além das vítimas mortais, há registrado, nos últimos 18 meses, 167 mineiros que sofreram acidentes relacionados com deslizamentos de terra.

Os mineiros têm ainda de enfrentar a "violência armada, dentro dos territórios das minas" venezuelanas, provocada por "grupos que disputam o controlo das jazidas", além de que a maioria destes trabalhadores se sujeitam "a condições inseguras e sem proteção laboral".

"Há cada vez mais pessoas que procuram as jazidas de ouro para sobreviver à crise econômica na Venezuela, inclusive desde antes da pandemia de covid-19. Os mineiros procuram ouro para vender às companhias do Estado, que têm plena consciência do contexto em que o material é extraído", afirma o Correo del Caroní.

Em declarações ao jornal, a advogada de direitos laborais Jacqueline Ritcher refere que "o Estado venezuelano deve reparar os danos e assumir as indenizações correspondentes aos acidentes laborais e sancionar as empresas por terem trabalhadores executando tarefas em condições inseguras, independentemente de estarem ou não na folha de pagamentos".

Campo obrigatório