Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estátua de esposa de Napoleão é derrubada em parte francesa no Caribe

Estátuas de Cristóvão Colombo também foram atacadas

Estátua de esposa de Napoleão é derrubada em parte francesa no Caribe
Notícias ao Minuto Brasil

13:29 - 27/07/20 por Folhapress

Mundo Protesto

BAURU, SP (FOLHAPRESS) - Ativistas antirracistas derrubaram a estátua de Josefina de Beauharnais (1763-1814), primeira esposa de Napoleão Bonaparte, na Martinica, território da França no Caribe.

Vídeos compartilhados em redes sociais mostram um grupo de manifestantes usando cordas para derrubar a estátua. Em seguida, sob gritos de comemoração, os ativistas pisam sobre o monumento.

O ato, ocorrido neste domingo (26) na cidade de Fort-de-France, faz parte de uma série de protestos contra o passado colonial e escravocrata da França, na esteira de outras manifestações semelhantes que se seguiram ao assassinato de George Floyd, em maio, nos Estados Unidos.

Em junho, quando os atos antirracistas cresceram no país, o presidente francês, Emmanuel Macron, fez um pronunciamento à nação. Embora tenha reconhecido que a cor da pele pode reduzir as chances de sucesso de uma pessoa na sociedade francesa, ele afirmou que o país não removeria estátuas de figuras históricas consideradas controversas.

"A República não apagará nenhum vestígio ou nome de sua história, mas, de forma lúcida, vamos olhar para nossa história e nossa memória juntos", disse Macron.

Nascida na Martinica e filha de uma família francesa que fez fortuna a partir do cultivo de cana-de-açúcar em terras caribenhas, Josefina foi considerada imperatriz da França ao se casar com Napoleão e teve o título mantido mesmo após o divórcio.

Napoleão, por sua vez, foi o responsável por reintroduzir a escravidão nas colônias francesas a partir de 1802, depois que a prática foi banida pela Revolução Francesa.

A estátua construída em homenagem a Josefina de Beauharnais foi decapitada em 1991 e, desde então, nunca foi reconstruída.Na semana passada, ativistas usaram as redes sociais para pedir às autoridades de Martinica que removessem monumentos ligados ao passado escravocrata do território. Caso contrário, diziam, eles mesmos os removeriam.

De acordo com a imprensa local, a administração de Martinica ordenou que a polícia não interviesse nas manifestações.Além da estátua da imperatriz, os manifestantes também derrubaram, neste domingo, uma escultura de Pierre Belain d'Esnambuc, comerciante francês que estabeleceu a primeira colônia permanente na Martinica no século 17.

Desde o início de junho, uma onda de questionamentos impulsionada pelos atos após o assassinato de George Floyd, em Minneapolis, transformou em alvo estátuas de figuras históricas consideradas racistas.

Nos EUA, os alvos foram imagens de militares que fizeram parte do Exército Confederado, lado da Guerra Civil americana que defendia a manutenção da escravidão.

Estátuas de Cristóvão Colombo também foram atacadas. Uma foi incendiada e jogada em um lago em Richmond, na Virgínia. Outra, em Boston, foi decapitada. Uma terceira, em Baltimore, foi derrubada no mesmo dia em que o presidente Donald Trump acusou manifestantes antirracistas de tentarem apagar a história dos EUA.

Na última sexta-feira (24), a Prefeitura de Chicago removeu temporariamente mais duas estátuas do navegador italiano, depois que um grupo de ativistas tentou derrubá-la na semana anterior.

Atos semelhantes se seguiram na Europa. Em Bristol, no Reino Unido, o alvo foi uma estátua de Edward Colston, traficante de escravos e membro do Parlamento britânico que viveu no século 17.

A escultura de uma ativista negra feita por um artista britânico chegou a ser colocada no mesmo pedestal onde ficava Colston, mas foi removida pelas autoridades municipais por ter sido instalada sem permissão.

Em Londres, a estátua de Robert Milligan, que chegou a ter 526 negros escravizados em suas duas fazendas de plantação de açúcar na Jamaica, foi removida pelo Museu das Docas.

Na Bélgica, ganhou força uma campanha já antiga para tirar de cena monumentos do rei Leopoldo 2º, e um busto do monarca que colonizou o Congo (atual República Democrática do Congo) foi para o depósito na Universidade de Mons.

Campo obrigatório