Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Alemanha vai impor testes de Covid-19 a quem venha de zonas de risco

A regulamentação das análises obrigatórias deverá entrar em vigor nas próximas semanas.

Alemanha vai impor testes de Covid-19 a quem venha de zonas de risco
Notícias ao Minuto Brasil

16:15 - 27/07/20 por Notícias Ao Minuto Brasil

Mundo Alemanha

O Governo alemão vai impor testes obrigatórios à covid-19 para todas as pessoas que regressem de zonas consideradas de risco, indicou hoje o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn.

"Temos de evitar que, quem regresse, contagie outras pessoas e que se possam desencadear novas cadeias infecciosas", sublinhou Spahn, numa videoconferência com os ministros da Saúde dos 16 Estados federados do país.

A base jurídica dos testes obrigatórios e gratuitos é uma regra incluída na Lei de Proteção de Infecções que os torna possíveis quando o Parlamento, como já o fez, determine que se está perante uma epidemia de dimensões nacionais.

A regra pressupõe que, nesse caso, se pode obrigar as pessoas a submeterem-se a exames médicos, o que inclui a realização de testes do novo coronavírus.

A regulamentação das análises obrigatórias deverá entrar em vigor nas próximas semanas.

Desde o fim de semana que existe a possibilidade de as análises poderem ser feitas voluntariamente por quem regressa à Alemanha que, em caso de um resultado negativo, os dispensa da obrigação de quarentena.

Spahn já havia indicado que o ministério iria examinar a viabilidade jurídica de tornar os testes obrigatórios, tal como pediam vários políticos regionais, como o primeiro-ministro bávaro, Marcus Soder.

O Governo federal, em colaboração com o Instituto Robert Koch de Virologia, vai agora determinar que países ou regiões devem considerar-se zonas de risco.

O critério básico é o de que se tenham registrado mais de 50 novos contágios por cada 100.000 habitantes ao longo de uma semana.

Também os que regressem de zonas que não sejam consideradas de risco podem submeter-se voluntariamente aos testes de diagnóstico ao longo das 72 horas posteriores à chegada à Alemanha, que, no último dia, não registrou qualquer óbito, mantendo-se assim nas 9.202 mortes.

Nas últimas 24 horas, a Alemanha registrou 340 casos de covid-19, para um total de 205.609 desde o início da pandemia, e há regiões do país, como a Baviera, a introduzir novas medidas para controlar a propagação do coronavírus.

Duas regiões não comunicaram novos dados, e o Instituto Robert Koch (RKI) não anunciou novas vítimas mortais, estabelecendo-se o número em 9.118. Há ainda mais 400 novos casos considerados curados nas últimas 24 horas, para um total de 190.400.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 649 mil mortos e infectou mais de 16,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Campo obrigatório