Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Espanha: Ossadas de crianças com cerca de três mil anos são achadas

Descoberta foi feita durante escavações arqueológicas, tendo os cientistas encontrado mandíbulas com dentes de leite

Espanha: Ossadas de crianças com cerca de três mil anos são achadas
Notícias ao Minuto Brasil

07:41 - 31/07/20 por Notícias Ao Minuto Brasil

Mundo Roc de les Orenetes

Foram encontradas, durante escavações arqueológicas realizadas em Roc de les Orenetes, Espanha, mais de mil ossadas com cerca de três mil anos. Entre os restos mortais destacam-se fragmentos que pertenceram a crianças, nomeadamente mandíbulas com dentes de leite.

Ao jornal El Periódico, Carles Tornero, pesquisador do Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social (IPHES), explicou que o espaço cavado se assemelha a um "grande tapete de ossos".

Esta "necrópole pré-histórica" foi descoberta há 40 anos e está localizada a dois mil metros de altura, sendo de difícil acesso. Só no ano passado é que o espaço foi aberto, sendo que até então, a entrada estava proibida.

Apesar de saber da existência desta necrópole, os investigadores ficaram surpresos com o fato de terem sido encontradas ossadas de crianças. Foram identificados fragmentos de 12 crianças muito bem preservados. "Até os restos mais frágeis foram preservados intactos e todos os elementos dos corpos estão lá", explicou o responsável.

A análise destes fragmentos será agora determinante para avaliar patologias, causas da morte e até as condições de vida à época. De salientar ainda que, para além das ossadas, foram encontrados elementos de rituais funerários, como peças de cerâmica e pontas de flechas.

Destaca a imprensa espanhola que este "necrotério", onde foram encontrados os restos mortais, fica nas imediações de Bauma dels Fadrins, um dos locais mais antigos (com cerca de nove mil anos) e de grande significado histórico. Sabe-se, aliás, que os últimos caçadores da pré-história da Catalunha viveram nesse local.

Campo obrigatório