Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Empresa americana protege o Estado Islâmico, afirmam hackers

Os membros de grupos jihadistas são conhecidos pelo uso de plataformas online como ferramenta de trabalho

Empresa americana protege o Estado Islâmico, afirmam hackers
Notícias ao Minuto Brasil

14:49 - 18/11/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Digital

O grupo hacker anti-terrorista Ghost Security (GhostSec) revelou, segundo o Info Money, que cerca de 40 sites pró-Estado Islâmico usam os serviços de uma companhia do Vale do Silício, nos Estados Unidos, a CloudFare. A publicação explica que a companhia atua como uma rede de distribuição de conteúdo e oferece coisas como aumento de velocidade e imunização contra ataques de DDoS (distributed denial of service, ou ataque de negação de serviço).

Os membros de grupos jihadistas são conhecidos pelo uso de plataformas online como ferramenta de trabalho, seja para recrutar pessoas ou para o planejamento e divulgação de seus atos.

O Ghost Security apurou que, dos sites que usam os servições da empresa norte-americana, 34 são de propaganda, 4 são fóruns para planejar ataques e 2 fornecem serviços técnicos. Além disso, em algumas ocasiões os recrutadores direcionam os interessados para esses endereços.

O GhostSec é afiliado ao coletivo Anonymous e tenta derrubar as operações eletrônicas do EI. Um dos diretores disse que o papel do CloudFare é esconder a origem destes sites. Assim, se torna mais difícil a realização de ataques eletrônicos de hackers e o acesso de governos. Uma porta-voz da firma do Vale do Silício, Daniella Vallurupalli, disse que mais de 5.000 novos sites são registrados em seus serviços diariamente. “Honraremos quaisquer pedidos oficiais de autoridades que chegarem até nós”, afirma Daniella.

Campo obrigatório