Meteorologia

  • 18 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Covid-19: Vacina russa entra em circulação no dia 1 de janeiro de 2021

A vacina não passou pela terceira fase de testes e gera controvérsias entre especialistas

Covid-19: Vacina russa entra em circulação no dia 1 de janeiro de 2021
Notícias ao Minuto Brasil

08:58 - 11/08/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

A primeira vacina contra a Covid-19 registrada no mundo, anunciada hoje pelo Presidente russo, Vladimir Putin, vai entrar em circulação no dia1 de janeiro de 2021, segundo o Ministério da Saúde da Rússia. A data para a distribuição da vacina foi indicada pela entidade oficial da Rússia que registra medicamentos e que pertence ao Ministério da Saúde, segund a France-Presse, que cita as agências de notícias russas.

Nas últimas semanas, a Rússia "garantiu" a produção de milhares de doses de vacinas contra o novo coronavírus e "vários milhões" no princípio do próximo ano. 

Na época, a Organização Mundial da Saúde pediu respeito pelos protocolos e regulamentos em vigor sobre o desenvolvimento de uma vacina anti covid-19. 

Há vários meses que cientistas e investigadores na Rússia têm estado envolvidos na descoberta de uma vacina, tal como outros países em todo o mundo.

Os investigadores do centro Gamaleia, na Rússia, trabalham em colaboração com o Ministério da Saúde russo.

O Presdidente russo, Vladimir Putin, anunciou hoje que a Rússia se tornou o primeiro país do mundo a registrar uma vacina contra o novo coronavírus.

"Esta manhã foi registrada, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra o novo coronavírus", disse Putin durante uma reunião com membros do governo russo. 

De acordo com o chefe de Estado, a vacina russa é "eficaz" e superou todas as provas necessárias assim como permite uma "imunidade estável" face ao covid-19.

Putin acrescentou que uma das suas duas filhas já recebeu uma dose da vacina e está se sentindo bem.

"Ela participou na experiência", disse Putin, afirmando que a filha teve um pouco de febre "e foi tudo".

No entanto, muitos cientistas no país e no exterior questionaram a decisão de registrar a vacina antes de os cientistas completarem a chamada Fase 3 do estudo.

Essa fase por norma demora vários meses e envolve milhares de pessoas e é a única forma de se provar que a vacina experimental é segura e funciona.

A pandemia de SARS CoV-2 já provocou mais de 733 mil mortos e infectou mais de 20 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Campo obrigatório