Magnata norte-americano Sumner Redstone morre aos 97 anos

Redstone era dono de um grupo de mídia

© DR

Mundo Sumner Redstone 13/08/20 POR Notícias Ao Minuto Brasil

O magnata norte-americano de veículos de comunicação Sumner Redstone morreu aos 97 anos na sua casa em Los Angeles (EUA), anunciou hoje a ViacomCBS, uma das empresas do seu império.

PUB

Redstone era presidente e administrador-delegado da National Amusements, empresa de salas de cinema fundada pelo seu pai e que ele converteu num grande conglomerado de mídia.

A National Amusements controla a ViacomCBS, a empresa resultante da fusão entre Viacom e CBS em 2019, que por sua vez é dona, entre outras empresas, dos estúdios da Paramount Pictures, das redes de televisão CBS, MTV, Nickelodeon, BET ou Comedy Central e ainda a editora Simon & Schuster.

Nascido em 1923 em Boston, Redstone era o filho mais velho de Michael e Belle Rothstein, que mudou o nome de família para Redstone.

Veterano do exército e formado no Harvard College, Redstone juntou-se em 1957 ao negócio das salas de cinema do seu pai e assumiu a liderança uma década depois.

Sob o seu comando, a National Amusements converteu-se numa das maiores cadeias de cinema do mundo e, posteriormente, entrou na área de produção e de comunicação social.

Sumner Redstone atingiu os seus primeiros lucros ao investir em empresas do setor como a 20th Century Fox e Colombia Pictures e, em 1987, a National Amusements comprou a Viacom, para depois se converter num gigante com a compra da Paramount Pictures e, em 2000, a CBS.

Pela sua mão, a Viacom tornou-se líder, operando quer na área da mídia como do entretenimento, e fez de Redstone multimilionário.

A Redstone é atribuída a famosa frase "o conteúdo é rei".

"Sumner Redstone foi um brilhante visionário, operador e negociador, que por sua conta transformou a sua empresa familiar" numa "carteira global de mídia", afirmou, em comunicado, o administrador-delegado da ViacomCBS, Bob Bakish.

O magnata geriu diretamente os seus negócios até uma idade avançada, até que em 2016, já com importantes problemas de saúde, cedeu a gestão do seu império à filha Shari, com quem manteve sempre uma relação complicada.

Os últimos anos da sua vida foram marcados por várias batalhas legais, incluindo uma com o seu filho e outra com a ex-mulher, quarenta anos mais jovem que ele.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 19 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 21 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 17 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 21 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 21 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 20 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 22 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 22 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 20 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 22 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor