Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Espanhol arrasta peixe-lua para praia e o mata. Autoridades investigam

O momento exato foi captado por veranistas, que pediam ao homem que devolvesse o peixe à água

Notícias ao Minuto Brasil

10:51 - 17/08/20 por Notícias Ao Minuto Brasil

Mundo Espanha

Um espanhol deverá enfrentar ação legal depois de ter arrastado um peixe-lua para a praia de Roquetas de Mar, em Almería, e o ter deixado morrer, no início deste mês de agosto, de acordo com a Telecinco.

A garantia foi deixada, na semana passada, pela Equinac, a organização responsável pelo salvamento de cetáceos encalhados em Almería. A associação marinha indica que já tinha recebido indicações de que o peixe-lua estava há três dias naquele local e que apelou para "que o deixassem em paz".

"Um homem decidiu tirá-lo da água e sentar-se em cima dele, e o animal acabou por morrer", lamentou a Equinac. Há vídeos captados no local, pelas dezenas de pessoas que estavam na praia, algumas pedindo ao homem para que devolvesse o peixe à água.

Os peixes-lua, o maior peixe ósseo do mundo, passam muito tempo à deriva junto da superfície, sendo muitas vezes confundidos com tubarões ou capturados com outros peixes. São, por isso, uma espécie ameaçada.

"Se está perto da praia não há problema. O mar é a sua casa e pode estar em águas mais ou menos próximas da praia", disse a associação. "Não conseguimos entender porque é que é preciso estar sempre repetindo a mesma coisa, os animais vivem no mar e têm todo o direito de se aproximar da praia sem serem incomodados, hostilizados, sem se produzir histeria coletiva e muito menos sem que tenham que morrer às mãos de gente como este senhor", completaram.

A Guardia Civil espanhola também disse estar investigando o sucedido, depois da sua presença no local ter sido solicitada pela associação.

Campo obrigatório