Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Furacão Laura sobe de categoria e autoridades preveem catástrofe

O furacão Laura chegará aos Estados Unidos após ter provocado a morte de 15 pessoas em Santo Domingo, capital da República Dominicana.

Furacão Laura sobe de categoria e autoridades preveem catástrofe
Notícias ao Minuto Brasil

16:30 - 26/08/20 por Notícias Ao Minuto Brasil

Mundo EUA

O furacão Laura aumentou hoje significativamente de intensidade, já com a categoria 4, com as autoridades americanas receosas que se torne um fenômeno "extremamente poderoso e catastrófico" quando atingir os Estados do Texas e de Louisiana. As autoridades dos dois Estados americanos já pediram à população que reside nas faixas costeiras para abandonarem a região "antes que se seja tarde".

As imagens de satélite mostram a intensificação do Laura, que se transformou num "furacão formidável", capaz de destruir habitações e de inundar comunidades inteiras assim que surja a chuva, que poderá atingir os 6,10 litros por metro quadrado", indicou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla inglesa).

"Em algumas áreas, quando acordarem na quinta-feira de manhã, ninguém vai acreditar no que se passou. Podemos ver picos de 4,75 litros de chuva por metro quadrado", indicou hoje Stacy Stewart, especialista sênior no fenômeno.

"O que não vier abaixo com o vento poderá facilmente ser derrubado pela subida das águas do oceano, que serão empurradas para a terra", acrescentou,

O furacão Laura aumentou 70% de intensidade em menos de 24 horas até atingir a categoria 3, e o vento registrado hoje de manhã atingiu rajadas contínuas de cerca de 205 quilômetros por hora.

Hoje de manhã o furacão encontrava-se localizado a 365 quilômetros de Lake Charles (Louisiana), movendo-se a uma velocidade de 26 quilômetros por hora.

"A situação ainda está evoluindo para uma tempestade tremenda", disse hoje o governador da Louisiana, John Belk Edwards.

Ao atingir a categoria 4 (o máximo é 5), o que deverá acontecer antes de o furacão chegar à costa americana, os ventos poderão soprar até 233 quilômetros por hora, com a forte ondulação a cobrir 725 quilômetros nas zonas costeiras do Texas até ao Mississípi.

Os alertas de furacão foram lançados desde San Luis Pass (Texas), até Intracoastal City, na zona de Vermillion, na Louisiana, e deverá progredir 322 quilômetros em terra firme, indicam as revisões.

Segundo as autoridades meteorológicas americanas, um furacão de categoria 4 pode provocar danos tão catastróficos que as redes de distribuição elétrica poderão levar meses a reparar, ao mesmo tempo que vastas áreas poderão ficar inabitáveis durante semanas ou meses.

Este contexto provoca um novo desafio desastroso para o Governo americano, já obrigado a lidar com a pandemia do novo coronavírus - os estados Unidos são o país mais afetado pela covid-19, com mais de 5,7 milhões de casos de infecção e quase 180 mil mortes.

"Temos de nos preocupar com a capacidade federal para responder a um desastre provocado por um grande furacão, em particular nos cortes de energia elétrica que terão grande impacto no domínio da saúde pública", disse Kathleen Tierney, antiga diretora do Centro de Riscos Naturais, na Universidade do Colorado.

O furacão também está ameaçando a indústria energética norte-americana. O Governo dos Estados Unidos sublinhou já que 84% da produção de petróleo do golfo do México está parada, o mesmo sucedendo com pelo menos 61% da produção de gás natural. Na mesma região, cerca de 300 plataformas petrolíferas foram encerradas.

O furacão Laura chegará aos Estados Unidos após ter provocado a morte de 15 pessoas em Santo Domingo, capital da República Dominicana.

Campo obrigatório