Ex-ministro ruandês condenado por genocídio morre na prisão

Edouard Karemera foi condenado pelo genocídio de 1994 perpetrado no Ruanda contra a minoria tutsi

© DR

Mundo Karemera 04/09/20 POR Notícias Ao Minuto Brasil

O ex-ministro ruandês Edouard Karemera, condenado pelo genocídio de 1994 perpetrado no Ruanda contra a minoria tutsi, morreu numa prisão senegalesa, anunciaram hoje fontes judiciais.

PUB

"Edouard Karemera morreu na prisão de Sebikotane, nos arredores de Dakar, onde estava cumprindo a sua pena", disse à Efe um porta-voz do departamento de relações públicas do Mecanismo do Tribunal Penal Internacional (IRMCT).

O IRMCT foi estabelecido por uma resolução do Conselho de Segurança da ONU de 2010 para completar os trabalhos do Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia (ICTY) e do Tribunal Penal para o Ruanda (ICTR) após a conclusão dos seus respectivos mandatos.

Edouard Karemera, 69 anos, ex-vice-presidente do partido governamental do Ruanda durante o genocídio de 1994, o Movimento Republicano Nacional para a Democracia e o Desenvolvimento, estava cumprindo pena perpétua pelo seu papel no massacre. Durante o genocídio era ministro do Interior.

Foi condenado em 2011, juntamente com Matthieu Ngirumpatse (presidente do partido no poder), por genocídio e crimes contra a humanidade e foi transferido de Arusha, na Tanzânia, onde o ICTR estava baseado, e depois para o Senegal, em 2017, para cumprir a sua sentença.

O genocídio começou a 07 de abril de 1994 após o assassinato dos presidentes de Ruanda, Juvénal Habyarimana (hutu), e do Burundi, Cyprien Ntaryamira (hutu), quando o avião em que viajavam foi abatido sobre Kigali.

O massacre que se seguiu - o Governo ruandês culpou os rebeldes tutsi da Frente Patriótica Ruandesa (RPF) pelo crime - causou a morte de cerca de 800.000 tutsis e hutus moderados em pouco mais de três meses, um dos piores crimes étnicos da história humana recente.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo França 13/05/24

Corpo desmembrado é encontrado em mala debaixo de ponte em Paris

Mundo EUA 13/05/24

Homem contrai bactéria 'comedora de carne' após caminhada na praia nos EUA

Mundo População 13/05/24

China: mais duas cidades anunciam planos para enfrentar crise habitacional

Mundo Campanha 13/05/24

'Dirija como uma mulher'; França lança campanha para reduzir mortes no trânsito

Mundo Justiça 13/05/24

Brasileira condenada por tráfico na Tailândia recebe perdão real e se livra de multa

Mundo ISRAEL-PALESTINA 13/05/24

Israel volta a atacar norte de Gaza, e número de palestinos mortos chega a 35 mil

Mundo Guerra 13/05/24

Israel avança no norte de Gaza, onde dizia ter derrotado o Hamas há meses

Mundo TikTok Há 22 Horas

Adolescente descobre que seu melhor amigo era um ator contratado pela tia