Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Descoberto "retrato escondido" na pintura de Mona Lisa

O Museu do Louvre, onde se encontra a Mona Lisa, já reagiu ao anúncio do cientista por detrás da descoberta

Descoberto "retrato escondido" na pintura de Mona Lisa
Notícias ao Minuto Brasil

21:26 - 08/12/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Cientistas

Pascal Cotte, um cientista francês, afirma ter descoberto “retratos escondidos” por baixo da superfície de Mona Lisa, retratos esses que até agora eram imperceptíveis, reporta a BBC.

O cientista, fundador da Lumiere-Technology em Paris, garante ter passado dez anos a analisar a famosa pintura de Leonardo da Vinci, recorrendo a técnicas pioneiras, e que finalmente descobriu que por baixo do retrato da Gioconda existem mais figuras.

Cotte teve acesso à pintura pela primeira vez em 2004 e começou a usar uma técnica chamada Método de Amplificação de Camadas (LAM, na sigla em inglês). Trata-se da “projeção de uma série de luzes intensas” no quadro de onde são depois retirados reflexos e as medidas desses reflexos, para apurar o que aconteceu entre as camadas da pintura.

O Museu do Louvre, onde se encontra a pintura, não teceu qualquer comentário às notícias justificando que “não fez parte da equipa de investigação”.

Cotte questiona a identidade da mulher que inspirou a pintura e diz que por baixo da camada superficial se encontra a verdadeira Mona Lisa. Lisa Gherardini, a mulher do comerciante de seda que se diz ser a Mona Lisa, é uma mulher completamente diferente, sublinha Cotte.

Campo obrigatório