Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Hamas ameaça Israel pelo bombardeamento de Gaza

Na terça-feira à noite, 15 foguetes de artilharia foram disparados da Faixa de Gaza contra Israel

Hamas ameaça Israel pelo bombardeamento de Gaza
Notícias ao Minuto Brasil

06:16 - 16/09/20 por Notícias Ao Minuto Brasil

Mundo Israel

O movimento islamita Hamas, no poder em Gaza, ameaçou hoje Israel por causa dos ataques da aviação militar israelita contra o enclave palestina durante a noite e que se seguiram ao lançamento de foguetes de artilharia contra cidades israelitas.

"Israel vai pagar o preço por todas estas agressões contra o nosso povo e contra os nossos locais de resistência", disse hoje o braço armado do Hamas em comunicado prometendo que "vai aumentar a resposta" se o Estado de Israel persistir na "agressão".

Na terça-feira à noite, 15 foguetes de artilharia foram disparados da Faixa de Gaza contra Israel, sendo que nove foram interceptados pelo sistema de defesa antimíssil israelita.

De acordo com o Exército de Israel, um dos foguetes atingiu a cidade israelita de Ashod, entre Telavive e Gaza, provocando dois feridos.

"Em resposta, aviões de combate e helicópteros atacaram objetivos militares do Hamas", destaca uma nota militar israelita, especificando que foram atingidos pelo menos 11 alvos em Gaza, entre os quais, "uma fábrica de explosivos, um complexo militar usado para treinos e lançamento de foguetes da organização terrorista Hamas", assim como "uma infraestrutura subterrânea".

O início dos disparos de Gaza contra Israel coincidiram com o momento em que na Casa Branca, em Washington, se celebrava a assinatura dos acordos na presença do chefe de Estado norte-americano, Donald Trump, do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e dos ministros dos Emirados Árabes Unidos, Abdullah Bin Zayed al Nahyan, e do Bahrein, Abdulatif bin Rashid al Zayani.

Hoje de manhã, as sirenes de alerta foram acionadas em várias povoações e cidades de Israel na periferia de Gaza, enclave palestino com mais de dois milhões de habitantes e controlado pelo Hamas.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, já afirmou que os tiros de foguetes de artilharia disparados da Faixa de Gaza pretenderam "impedir" a paz entre os israelitas e os países árabes do Golfo. 

"Não me surpreende que os terroristas palestinos tenham disparado sobre Israel precisamente no momento desta cerimônia histórica. Eles pretendiam impedir a paz, mas não vão ter sucesso", disse Netanyahu através de um comunicado.

Campo obrigatório