Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Suécia e Equador acertam acordo que permitirá interrogar Assange

O australiano, de 44 anos, teme que, se sair da embaixada, terá de enfrentar uma extradição para os Estados Unidos, onde será processado por ter vazado em 2010 milhares de documentos confidenciais

Suécia e Equador acertam acordo que permitirá interrogar Assange
Notícias ao Minuto Brasil

09:01 - 14/12/15 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Wikileaks

Estocolmo e Quito concluiram um acordo que permitirá às autoridades suecas interrogarem o fundador da Wikileaks na embaixada do Equador em Londres

"É essencialmente um acordo sobre assistência judicial em termos penais e, quando for fechado no final desta semana, abrirá as portas para que o promotor da Suécia interrogue Assange", declarou à AFP uma funcionária do ministério da Justiça sueco, Cecilia Riddselius.

O Equador exigiu que este acordo esteja em vigor antes que o promotor da Suécia interrogue Assange, que permanece refugiado na embaixada equatoriana de Londres desde 2012, informa a AFP.

O australiano, de 44 anos, teme que, se sair da embaixada, terá de enfrentar uma extradição para os Estados Unidos, onde será processado por ter vazado em 2010 milhares de documentos confidenciais.

Os promotores suecos propuseram em março interrogar Assange em Londres, descartando seu pedido de que fosse enviado à Suécia para responder às acusações de estupro.

Assange nega todas as acusações e diz que manteve os encontros sexuais de maneira consensual.

Campo obrigatório