Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Confronto entre Armênia e Azerbaijão causa ao menos 21 novas mortes

No domingo (27), os dois países e a região em conflito declararam lei marcial, o que permite a lideranças militares assumirem o posto de autoridades civis

Confronto entre Armênia e Azerbaijão causa ao menos 21 novas mortes
Notícias ao Minuto Brasil

06:17 - 29/09/20 por Folhapress

Mundo ARMÊNIA-AZERBAIJÃO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ao menos 21 pessoas foram mortas nesta segunda-feira (28) durante o segundo dia de confrontos entre a Armênia e o Azerbaijão no território separatista de Nagorno-Karabakh, elevando o número de mortes para mais de 60 em um período de 24 horas.

No domingo (27), os dois países e a região em conflito declararam lei marcial, o que permite a lideranças militares assumirem o posto de autoridades civis. O embate também tem um componente religioso, já que a Armênia tem maioria cristã e os azeris são predominantemente muçulmanos.

A escalada da violência entre as duas ex-repúblicas soviéticas reavivou as preocupações com a estabilidade no Cáucaso, região disputada há séculos e alvo de atenção internacional por sua importância no transporte de gás e petróleo para os principais mercados mundiais.

O conflito entre armênios e azeris também opõe duas das principais potências regionais: a Rússia tem uma aliança de defesa com a Armênia, e a Turquia apoia o Azerbaijão.

Nesta segunda, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, exigiu que a Armênia se retirasse das terras azeris e afirmou que é hora de acabar com a crise de Nagorno-Karabakh. A região separatista, palco de décadas de confrontos, fica dentro do Azerbaijão, mas é administrada por armênios.

"Quando a Armênia deixar o território que ocupa, a região encontrará paz e harmonia novamente", disse Erdogan. "Qualquer outra demanda ou proposta não seria apenas injusta e ilegal, mas significaria continuar a consentir com a Armênia."

O ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, acrescentou que os armênios devem "parar imediatamente seus ataques, mandar de volta os mercenários e terroristas que trouxe do exterior e retirar-se das terras do Azerbaijão".

O Kremlin pediu um cessar-fogo imediato e a China instou todos os envolvidos a agirem com moderação.

O parlamento da Armênia, por sua vez, condenou a investida dos azeris e a classificou como um "ataque militar em grande escala" realizado com ajuda da Turquia, que estaria "lutando lado a lado" com os azeris. Para os armênios, o envolvimento de Ancara pode desestabilizar a região.Segundo o embaixador armênio na Rússia, ouvido pela agência de notícias Interfax, o governo turco deslocou mais de 4.000 homens do norte da Síria para apoiar a investida azeri em Nagorno-Karabakh.

O Azerbaijão, entretanto, nega que a Turquia esteja participando da luta. Segundo seu ministério das Relações Exteriores, seis civis azeris foram mortos e 19 ficaram feridos. De acordo com a agência de notícias russa Interfax, um representante do ministério da Defesa da Armênia disse que o número de civis feridos em seu país ultrapassa 200 registros.

Autoridades de Nagorno-Karabakh relataram que mais 28 de seus soldados foram mortos. No domingo, quando o Azerbaijão atacou, foram confirmadas 16 mortes e mais de 100 feridos no território separatista.

A Interfax também citou o ministério da Defesa azeri, segundo o qual seus militares ocuparam várias regiões estrategicamente importantes perto da vila de Talish, em Karabakh.

"Mísseis, artilharia e ataques aéreos estão sendo aplicados nas posições do inimigo, o que o força a render as posições mantidas", disse à agência russa o porta-voz do ministério, Anar Evyazov.

A HISTÓRIA DO CONFLITO

Nagorno-Karabakh (nome que pode ser traduzido como "Alto Karabakh") é uma região de montanhas e florestas, ocupada por pessoas de ligações étnicas com a Armênia.O território, de 11 mil km² (duas vezes o Distrito Federal), tem cerca de 140 mil habitantes e passou por muitas disputas ao longo da história.

Em 1813, os persas concederam a região para o Império Russo. No século 20, após a Revolução Comunista, o governo soviético determinou que a área ficaria dentro do território do Azerbaijão (parte da União Soviética), mas com certa autonomia, o que acalmou o conflito por várias décadas.

Com o colapso da União Soviética, o embate voltou. Armênia e Azerbaijão se tornam países independentes. Nagorno-Karabakh se recusou a fazer parte do Azerbaijão e começou uma guerra em 1991, na qual a região separatista recebeu apoio militar da Armênia.

Em 1992, Nagorno-Karabakh declarou independência, mas o gesto não teve reconhecimento internacional. Apesar disso, uma espécie de governo local se formou, e a região busca a separação até hoje.

Após milhares de mortos e centenas de milhares de desalojados, a guerra foi pausada por um cessar-fogo em 1994. Forças de Nagorno-Karabakh controlam partes do território, inclusive uma porção que permite a ligação territorial com a Armênia, mas seguem cercados por forças do Azerbaijão.

De modo geral, o cessar-fogo tem sido respeitado, mas tensões eclodem de tempos em tempos. O último embate grave, em 2016, foi mediado por Moscou, que trata o tema como um assunto doméstico.

Em julho, a Rússia fez uma megamobilização militar de surpresa, após enfrentamentos entre Armênia e Azerbaijão deixarem ao menos 15 mortos, incluindo um civil.O exercício militar russo foi um dos maiores do tipo de que se tem notícia no país e envolveu 150 mil soldados.

Campo obrigatório