Dois helicópteros do exército afegão colidem e matam nove soldados

Paralelamente, três civis foram mortos e 14 feridos na província de Laghman durante a explosão de uma bomba ligada a carro da polícia, disse o porta-voz da polícia provincial

© DR

Mundo Afeganistão 14/10/20 POR Lusa

Dois helicópteros do exército afegão que transportavam soldados feridos colidiram nesta terça-feira à noite, na província de Helmand, no norte do país, matando nove militares, anunciou hoje o Ministério da Defesa do Afeganistão.

PUB

Os dois helicópteros Mi-17, da era soviética, tiveram problemas técnicos logo na decolagem, no distrito de Nawa, disse o ministério afegão, em comunicado, acrescentando que os mortos eram tripulantes e soldados afegãos que estavam a bordo.

Segundo porta-voz do governador provincial de Helmand, Omer Zwak, os helicópteros transportavam soldados feridos quando caíram.

Na semana passada,  a mesma fonte disse, os combatentes talibãs iniciaram ataques coordenados em diferentes partes da província de Helmand, que se intensificaram nos últimos dias.

Três autoridades locais da província de Helmand contaram à agência de notícias Associated Press que os helicópteros tinham levado militares afegãos para repelir um ataque talibã em Nawa e iriam agora regressar com soldados feridos.

As autoridades afegãs falaram sob condição de anonimato porque não estão autorizadas a falar com a imprensa sobre atividades militares, segundo a AP.

Na segunda-feira (12), as forças norte-americanas relataram ter realizado vários ataques aéreos na província de Helmand para apoiar as forças de segurança afegãs, que estavam sob ataque de talibãs.

O coronel Sonny Leggett, porta-voz dos militares dos EUA no Afeganistão, disse na segunda-feira (12) que os recentes ataques dos talibãs em Helmand "não foram consistentes" com um acordo EUA-talibãs, assinado em fevereiro, e prejudicam as negociações de paz intra-afegãs em curso.

Milhares de civis afegãos fugiram dos distritos de Nawa e Nad Ali por causa dos combates, ressaltou Atiqullah, um líder comunitário local de Nawa que, como muitos afegãos, usa apenas um nome.

"Não sobrou nada, perdemos tudo, incluindo a nossa casa, os nossos bens e o gado", contou, explicando que fugiu, com a sua família, para casa de parentes na cidade de Lashkar Gah, capital da província de Helmand.

Paralelamente, três civis foram mortos e 14 feridos na província de Laghman durante a explosão de uma bomba ligada a carro da polícia, disse o porta-voz da polícia provincial.

O ataque não foi reivindicado.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 18 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 20 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 20 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 20 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 18 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 20 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 21 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 19 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 21 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor