Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Irã revela nova base de mísseis subterrânea

Ali Larijani afirmou que o parlamento iraniano vai apoiar o reforço do programa balístico

Irã revela nova base de mísseis subterrânea
Notícias ao Minuto Brasil

15:28 - 05/01/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Armamento

A televisão iraniana exibiu hoje as imagens de uma nova base subterrânea que contém mísseis com um alcance de 1.700 quilômetros, num contexto de tensões com os Estados Unidos, que admitem sanções relacionadas com o programa balístico de Teerã.

As imagens, veiculadas pela televisão estatal Irib, mostram o presidente do parlamento, Ali Larijani, no início de uma visita a uma base subterrânea com diversos tipos de armamento, incluindo mísseis Emad. A televisão não revelou a localização da base.

Em outubro, o Irã efetuou pelo menos um ensaio com sucesso deste tipo de mísseis que, segundo peritos da ONU, constituiu uma violação de uma resolução aprovada em 2010 e que proíbe a utilização pelo Irã de mísseis balísticos, pelo receio de que possam ser munidos de uma ogiva nuclear. O Irã sempre negou pretender garantir armamento nuclear e afirma que os seus mísseis não são concebidos para integrar esse tipo de bomba.

Larijani indicou que, na apresentação do próximo plano quinquenal, o parlamento vai apoiar o reforço do programa balístico, defendido pelo Presidente Hassan Rohani.

Na quinta-feira, o chefe de Estado iraniano denunciou as "intervenções hostis e ilegais" dos EUA que acabam de anunciar um novo conjunto de sanções econômicas relacionadas com dois recentes ensaios de mísseis pelo Irã, e ainda sem aplicação.

Rohani ordenou ao exército para intensificar o desenvolvimento de mísseis e adotar todas as medidas necessárias para desencadear novos programa que permitam reforçar a defesa do país.

Campo obrigatório