Meteorologia

  • 25 JANEIRO 2021
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Natal em família? Pessoas "devem fazer cálculo do risco", diz cientista

Governo britânico prometeu aliviar medidas para facilitar reuniões familiares, mas especialista apela à moderação no número de agregados familiares na mesma casa

Natal em família? Pessoas "devem fazer cálculo do risco", diz cientista
Notícias ao Minuto Brasil

12:57 - 23/11/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Um cientista britânico aconselhou esta segunda-feira (22) as pessoas a fazerem "o seu próprio cálculo do risco" ao decidir se fazem ou não ajuntamentos em residências de familiares durante o período de Natal.

O professor Neil Ferguson, ex-membro do comitê de aconselhamento científico para emergências (Sage), afirmou, em entrevista à BBC Radio 5 Live, que "a opção mais segura" seria permitir na mesma casa moradores de apenas até três lares diferentes.

A adoção deste sistema, indicou, permitiria "algum decréscimo no risco" de transmissão, causando talvez entre 20 a 25% de aumento de novos casos, um impacto muito menor do que se as pessoas optarem por se encontrar sem restrições algumas, onde "Todos podem encontrar outos".

Ainda assim, o cientista apelou às pessoas para que calculem o risco das suas situações específicas - se, por exemplo, vão a casa de alguém onde está uma pessoa mais velha ou mais vulnerável, optando antes por não o fazer.

Recorde-se que, este domingo, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, indicou que vai aliviar as medidas restritivas de combate à pandemia no Natal para facilitar as reuniões familiares. Trata-se de um esforço para que as pessoas possam "ver os seus entes queridos no Natal", mas deixando claro que "esta não será uma época festiva normal".

Campo obrigatório