Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Extradição de 'El Chapo' do México para EUA levará pelo menos um ano

O líder do cartel de Sinaloa é perseguido judicialmente em vários estados norte-americanos: Arizona, Califórnia, Texas, Illinois, Nova York e Flórida

Extradição de 'El Chapo' do México para EUA levará pelo menos um ano
Notícias ao Minuto Brasil

17:34 - 11/01/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Traficante

O processo de extradição para os Estados Unidos do traficante de droga mexicano Joaquin "El Chapo" Guzmán levará um ano ou mais, se os seus advogados utilizarem todos os recursos legais, advertiram as autoridades, que temem por uma nova fuga.

O México, que se recusava até agora a extraditar El Chapo, iniciou no fim de semana os trâmites para que ele, era atualmente considerado o maior traficante de droga do mundo, detido na última sexta-feira, responda perante a justiça norte-americana. Após a detenção

anterior de Guzmán, em fevereiro de 2014, o Presidente mexicano, Enrique Pena Nieto, se recusou transferi-lo para os Estados Unidos, prometendo julgá-lo e encarcerá-lo no México.

Mas, ele escapou em julho deste ano através de um túnel de cerca de 1,5 quilômetros de extensão entre a sua cela na prisão de alta segurança de Altiplano, perto da capital mexicana, e uma casa fora do perímetro prisional. A fuga foi um duro golpe à credibilidade do Governo do México.

No domingo, representantes da Interpol deslocaram-se à prisão de Altiplano, onde o barão da droga está novamente preso, para entregar "dois mandados de detenção para efeitos de extradição", iniciando formalmente o processo. "Penso que o processo poderá durar pelo menos um ano", declarou hoje à estação Rádio Formula José Manuel Merino Madrid, diretor das relações internacionais dos serviços da procuradoria, indicando que se baseia em casos anteriores de traficantes de droga.

Segundo o responsável, a extradição poderá levar muito mais tempo: "Tivemos processos de extradição que nos levaram entre quatro e seis anos, em função dos recursos apresentados pelos advogados". "Na hipótese de o ministério dos Negócios Estrangeiros considerar que existem elementos suficientes para dar luz verde à extradição, ele (El Chapo) poderá ainda apresentar um recurso" perante a justiça mexicana, explicou.

Por fim, quando os juízes se pronunciarem sobre a extradição e o ministério dos Negócios Estrangeiros mexicano tiver tomado uma decisão final, Guzmán poderá ainda recorrer. O advogado de El Chapo comprometeu-se a travar uma batalha jurídica "dura", que pode chegar ao Supremo Tribunal, para se opor à extradição para os Estados Unidos do líder do cartel de Sinaloa, com o argumento de que naquele país ele correrá o risco de ser condenado à pena de morte.

O líder do cartel de Sinaloa é perseguido judicialmente em vários estados norte-americanos: Arizona, Califórnia, Texas, Illinois, Nova

York e Flórida.

Campo obrigatório