Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Menino fica em coma após sofrer com doença semelhante à Kawasaki

Família deixa alerta para estarem atentos a todos os sintomas, dado que a Covid-19 afeta as crianças de forma diferente

Menino fica em coma após sofrer com doença semelhante à Kawasaki
Notícias ao Minuto Brasil

11:14 - 17/12/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Inglaterra

Um rapaz de dez anos teve de ser colocado em coma após o seu estado de saúde ter se deteriorado depois de apresentar sintomas de uma condição muito semelhante à doença de Kawasaki, mas que nem os médicos sabiam do que se tratava.

Jack Fair, de 10 anos, foi internado nos Cuidados Intensivos depois de os seus pais terem notado que ele se apresentava confuso.

A criança, de Armadale, Inglaterra, testou negativo à Covid-19 quando chegou ao hospital. Apesar disso, a sua condição de saúde piorou e testes mostravam que os seus órgãos vitais estavam inflamados, o seu coração estava fraco, e a sua pressão arterial estava bastante baixa. Apesar disso, não tinha nenhum dos sintomas mais comuns da Covid: tosse ou febre.

O seu estado de saúde tornou-se uma novidade para os médicos, lembra a família, que salienta que a doença tem sido um processo de aprendizagem também para estes profissionais.

A mãe afirma que apesar de todos os esforços, até os médicos afirmavam que se tratava de uma nova doença. "Tiveram de entrar em contato com médicos que trataram pacientes com a doença [de Kawasaki] para aprenderem com as suas experiências e fornecer os seus próprios conhecimentos para casos futuros", destaca a mãe, dando conta de que a criança acabou por ser diagnosticada com uma PIMS-TS.

PIMS-TS é uma síndome inflamatória que pode causar febre, inflamação e disfunção dos órgãos, estando associada à Covid-19.

Após cinco dias, o estado da criança começou a melhorar e recebeu alta dos Cuidados Intensivos. Jack está agora de volta a casa e em tratamento, mas os médicos já avisaram que será um longo caminho para a recuperação, uma vez que a doença já deixou rastro no seu corpo.

A mãe considera importante compartilhar a sua história para lembrar que, apesar de mais raro, as crianças não estão imunes à Covid-19, e que nestes casos a doença assume sintomas que podem ser diferentes. Lembra que esta é uma doença ainda em análise por médicos e especialistas e que todos devemos estar atentos a todo o tipo de sintomas.

Campo obrigatório