Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bélgica, Holanda e Itália vetam viagens vindas do Reino Unido para frear mutação do coronavírus

França e Alemanha estudam adotar medida semelhante

Bélgica, Holanda e Itália vetam viagens vindas do Reino Unido para frear mutação do coronavírus
Notícias ao Minuto Brasil

05:10 - 21/12/20 por Folhapress

Mundo EUROPA-CORONAVÍRUS

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Itália, a Holanda e a Bélgica suspenderam neste domingo (20) as viagens oriundas do Reino Unido após o governo britânico endurecer o lockdown com medo de uma mutação do novo coronavírus.

Leia Também: Brasil chega a 186,7 mil mortes por Covid-19

A Alemanha estuda adotar medida semelhante. A França também, segundo a agência de notícias RFI. A Espanha pede que os países tomem ações coordenadas sobre o assunto.

As suspensões foram anunciadas no dia seguinte ao que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, endureceu as restrições ao contato social em Londres e partes do sudeste da Inglaterra até 30 de dezembro, citando como razão o espalhamento de uma nova variação do vírus.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu aos seus membros europeus que fortaleçam suas ações de controle contra a pandemia.

Fora do território britânico, alguns casos foram notificados na Dinamarca, na Holanda e na Austrália, segundo a entidade.

A OMS afirmou que, além de "indícios preliminares de que a variante poderia ser mais contagiosa", a cepa em questão "também pode afetar a eficácia de alguns métodos diagnósticos segundo informações preliminares".

Em vez disso, "não há evidências de qualquer alteração na gravidade da doença", embora essa questão também esteja sendo investigada. A entidade oferecerá mais informações assim que tiver "uma visão mais clara das características dessa variante", disse um porta-voz da OMS na Europa.

A África do Sul, que também relatou uma variante diferente na sexta (18), acredita que a mutação mencionada estaria por trás do aumento das infecções. De acordo com a OMS, essa é uma hipótese que está sendo investigada.

Alarmado com o que chamou de "mutação de disseminação mais rápida" do coronavírus, o premiê britânico mudou radicalmente a estratégia de enfrentamento da pandemia no sábado (19) e impôs um novo lockdown.​

A decisão, anunciada após uma reunião de emergência com sua equipe, veio depois de o governo ser informado sobre novas evidências de uma variante do vírus que já havia sido detectada em Kent, ao sudeste de Londres. Segundo Boris, essa versão do patógeno é 70% mais transmissível do que as anteriores.

As novas medidas foram desenhadas para separar a capital e as cidades ao redor dela do resto do Reino Unido. São as ações mais severas que o governo já tomou desde o lockdown nacional que vigorou em março e refletem o medo de que a nova variante pudesse aumentar a transmissão do vírus durante o inverno.

Os moradores dessas regiões agora estão sob o nível de alerta mais alto: a orientação é para que todos fiquem em casa e que os comércios considerados não essenciais fiquem fechados.

Pubs, restaurantes e museus já estão proibidos de abrir desde o final de semana passado, e os deslocamentos para fora dessa área também estão suspensos.

Também não será possível realizar reuniões com moradores de outras casas -nas áreas que não estão em alerta máximo, os encontros devem acontecer em um único dia.

Campo obrigatório