Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Geórgia: Republicanos em silêncio após áudio mostrar pressão de Trump

A revelação do Washington Post, já conhecida nas redes sociais como "#Georgiagate", numa referência ao caso Watergate, está provocando um terramoto político na capital norte-americana

Geórgia: Republicanos em silêncio após áudio mostrar pressão de Trump
Notícias ao Minuto Brasil

10:06 - 04/01/21 por Lusa

Mundo Donald Trump

Uma gravação obtida pelo jornal Washington Post revelou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pressionou a máxima autoridade eleitoral da Georgia para manipular os resultados das eleições de novembro. A gravação foi revelada no domingo, numa altura em que pelo menos 12 senadores e uma centena de legisladores republicados pretendem se mostrar contra a ratificação da vitória eleitoral de Joe Biden na sessão do Congresso marcada para quarta-feira.

A revelação do Washington Post,já conhecida nas redes sociais como "#Georgiagate", numa referência ao caso Watergate, está provocando um terramoto político na capital norte-americana.

Mesmo assim, a maioria dos membros do Partido Republicano mantém-se em silêncio.

Na gravação dada pelo jornal ouve-se Donald Trump pedindo ao secretário de Estado da Georgia, Brad Raffensperger, a máxima autoridade eleitoral do estado, que "procure votos onde seja necessário para anular a vitória de Biden".

De início, Trump elogiouRaffensperger, do Partido Republicano, para depois lhe pedir para atuar.

Perante a recusa, Trump ameaçou com a apresentação de um processo-crime contra Raffensperger e avisou-o de que estava correndo "um grande risco" ao não aceitar o pedido.

"As pessoas da Georgia estão zangadas, as pessoas do país estão zangadas (...) e creio que não há problema nenhum em dizer-te que os teus cálculos falharam", ouve-se Trump afirmando na gravação difundida pelo Washington Post.

Perante a ameaça Raffensperger respondeu: "Senhor Presidente, o desafio é o seguinte: os seus dados estão errados".

Na conversa que se prolonga durantemais de uma hora, o chefe de Estado pede diretamente para que sejam manipulados os resultados ao afirmar: "Vê bem, o que eu quero é que procures os 11.780, que é mais um (voto) do que temos, porque ganhamos esse estado (Georgia)".

Trump refere-se precisamente ao número 11.780 porque Biden venceu com 11.779 votos no Estado da Geórgia, que confere 16 votos no Colégio Eleitoral, o órgão encarregado de eleger o presidente dos Estados Unidos.

Em dezembro, depois das duas recontagens dos votos, as autoridades da Georgia certificaram a vitóriade Biden, que foi o primeiro democrata a vencer o estado desde 1992, ano em que Bill Clinton ganhouas presidenciais.

A gravação reflete a hostilidade de Trump na pressão contra os funcionários chave dos estados onde Biden venceu para que mudassem os resultados eleitorais.

Sem apresentar provas, Trump alegou a existência de fraudes nas eleições e apresentou dezenas de queixas, incluindo perante o Supremo Tribunal, mas não obteve qualquer êxito.

A última esperança de Trump éa sessão conjunta no Congresso, no dia 06 de janeiro, de contagem dos votos eleitorais de Biden e a inerente confirmação dos resultados, o último passo da certificação do ato eleitoral que abre caminho à tomada de posse no dia 20 de janeiro.

No fim de semana, antes da publicação da notícia do Washington Post, cresceu o apoio a Donald Trump com 12 senadores e mais de uma centena de legisladores a oporem-se à ratificação dos resultados.

A estratégia está destinada ao fracasso, mas pretende provocar um debate que pode prolongar-se até à madrugada de quinta-feira.

Entre os senadores que impulsionaram a iniciativa encontra-se o texano TedCruz, que aspira à nomeação como candidato republicano em 2024 e pretende conseguir as bases de apoio leais a Donald Trump.

O vice-presidente, Mike Pence, que vai presidir a cerimónia de certificação da vitória de Biden, elogiou a estratégia dos republicanos e disse que "partilha" das mesmas preocupações sobre a "fraude eleitoral", indica um comunicado do chefe de gabinete, Marc Short.

O líder dos republicanos na Câmara de Representantes, Kevin McCarthy, deu luz verde à iniciativa, no domingo, enquanto o líder republicano no Senado, MitchMcConell,se manteve em silêncio durante o fim de semana, apesar de se ter mostrado contra a iniciativa anteriormente.

A estratégia também não agradou ao senador Mitt Romney, ex-candidato presidencial republicano em 2012 e a outros destacados membros do Partido Republicano, como o ex-presidente da Câmara de Representantes, Paul Ryan.

Neste momento, a questão que se coloca em Washington é se a notícia do escândalo relacionado com a gravação de Trump pode constituir um ponto de inflexão para que os republicanos mudem de posição, algo que parece pouco provável dada a base de apoio do presidente dos Estados Unidos.

Mesmo assim, o congressista republicano Adam Kinzingerpediu no domingo, através da rede social Twitter, para a bancada do partido mudar de posição.

Por outro lado, o senador democrata, Dick Durbin, considerou no domingo que Trump deveria enfrentar uma investigação criminal e a congressista democrata Alexandria Ocasio-Cortez, símbolo progressista no Congresso, afirmou que as declarações do chefe de Estado na gravação são suficientes para voltar a instaurar-lhe um "novo julgamento político".

Hoje começa a 117.ª legislatura do Congresso dos Estados Unidos, com a reeleição da presidente da Câmara dos Representantes Nancy Pelosi, do Partido Democrata, mas com o Senado como uma incógnita porque não se sabe que partido vai dominar o órgãodepois da segunda volta das eleições senatoriais de terça-feira na Georgia.

Leia Também: Ex-secretários de Defesa dizem que envolver Pentágono em disputa eleitoral é perigoso

Campo obrigatório