Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

EUA: Líder dos Proud Boys detido por queimar faixa do Black Lives Matter

Enrique Tarrio também foi acusado de estar na posse de dois carregadores com munições de armas de fogo de "grande capacidade" durante uma manifestação contra suposta fraude nas eleições norte-americanas

EUA: Líder dos Proud Boys detido por queimar faixa do Black Lives Matter
Notícias ao Minuto Brasil

11:13 - 05/01/21 por Notícias Ao Minuto

Mundo Polémica

O líder do grupo de extrema-direita Proud Boys, Enrique Tarrio, foi detido esta segunda-feira pela polícia de Washington DC por ter queimado uma faixa do movimento Black Lives Matter, que foi roubada de uma igreja da capital norte-americana no último dia 12 de dezembro, segundo a CNN.

Nesse dia, Enrique Tarrio e os Proud Boys participaram numa manifestação ‘Stop the Steal’ (‘Parem o roubo’), contra a suposta fraude eleitoral relativamente ao escrutínio do dia 3 de novembro, que culminou na vitória de Joe Biden na corrida à Casa Branca.

O departamento de polícia de DC referiu à CNN que Tarrio foi acusado de destruição de propriedade, por ter incendiado a faixa, e também da posse de dois carregadores com munições de armas de fogo de “grande capacidade”.

No mês passado, Enrique Tarrio admitiu na rede social Parler ter sido o responsável por incendiar a faixa do movimento Black Lives Matter. “Contra a vontade do meu advogado, estou aqui para admitir que sou a pessoa responsável por queimar esta faixa”, afirmou então o líder dos Proud Boys, que na ocasião desafiou a polícia a detê-lo por esse ato.

“Venham deter-me se acham que o que eu fiz foi errado. Vamos deixar o público decidir”, disse num tom provocatório.

No dia 12 de dezembro, quando o líder dos Proud Boys queimou a faixa do Black Lives Matter, concentraram-se em Washington DC grandes grupos de manifestantes pró-Trump e grupos contra o protesto ‘Stop the Steal’. Registaram-se confrontos e pelo menos quatro pessoas foram esfaqueadas. As autoridades realizaram 33 detenções.

Esta quarta-feira (6), acontecerá nova manifestação pró-Trump em Washington DC. 15 mil pessoas devem juntar-se no centro da cidade no dia em que o Congresso vai certificar os votos do Colégio Eleitoral. Prevendo possíveis distúrbios, as autoridades estaduais ativaram a Guarda Nacional para proteger a capital norte-americana.

Ainda antes de ser detido, Enrique Tarrio anunciou que os membros dos Proud Boys irão marcar presença na manifestação com “um número sem precedentes”, e acrescentou que não vão envergar roupas com padrões amarelos e pretos, que os costumam caracterizar.

Campo obrigatório