Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Boris Johnson diz que Trump estava "completamente errado" ao insuflar manifestantes

Boris Johnson diz que Trump estava "completamente errado" ao insuflar manifestantes

Boris Johnson diz que Trump estava "completamente errado" ao insuflar manifestantes
Notícias ao Minuto Brasil

21:20 - 07/01/21 por Folhapress

Mundo BORIS-JOHNSON

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse nesta quinta-feira (7) que Donald Trump estava "completamente errado" ao encorajar apoiadores a invadir o Capitólio, sede do Congresso americano, na quarta (6).

"Na medida em que o presidente encorajou as pessoas a invadirem o Capitólio e consistentemente lançou dúvidas sobre o resultado de uma eleição livre e justa, acredito que isso foi completamente errado", afirmou ele durante entrevista coletiva.

O Congresso foi invadido durante a sessão conjunta entre deputados e senadores para a certificação da vitória de Biden. Insuflados por Trump, que fez um comício em Washington horas antes do ataque, centenas de extremistas entraram, vandalizaram e saquearam o complexo.

Boris é um dos principais aliados de Trump e, ainda assim, foi um dos primeiros líderes a parabenizar Joe Biden e Kamala Harris, presidente eleito e vice-presidente eleita dos Estados Unidos, pela vitória.

A chanceler alemã, Angela Merkel, também condenou os manifestantes que participaram do episódio em Washington e disse que o próprio presidente tem que aceitar parte da responsabilidade.

"Uma regra básica da democracia é que depois das eleições há vencedores e perdedores. [...] Lamento muito que o presidente Trump não tenha reconhecido sua derrota desde novembro. As dúvidas sobre o resultado da eleição tornaram os eventos da noite passada possíveis."

O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, afirmou que as imagens eram chocantes, mas que a democracia triunfaria. "Essas cenas que vimos são o resultado de mentiras e mais mentiras, de divisão e desprezo pela democracia, de ódio e incitamento."

Nesta quinta, após o Congresso dos EUA ratificar a vitória do democrata numa sessão que seguiu durante a madrugada, Trump prometeu "uma transição ordeira".

Campo obrigatório