Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Terremoto deixa ao menos 34 mortos na Indonésia

Vários edifícios, incluindo hotéis e a sede do governador, sofreram danos significativos na cidade de Mamuju, que tem cerca de 110 mil habitantes

Terremoto deixa ao menos 34 mortos na Indonésia
Notícias ao Minuto Brasil

08:39 - 15/01/21 por Folhapress

Mundo INDONÉSIA-TERREMOTO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um terremoto de magnitude 6,2 na ilha de Sulawesi, na Indonésia, matou pelo menos 34 pessoas e feriu outras centenas nesta quinta-feira (14), informou a agência de mitigação de desastres do país.

Vários edifícios, incluindo hotéis e a sede do governador, sofreram danos significativos na cidade de Mamuju, que tem cerca de 110 mil habitantes. Pelo menos dez pessoas ficaram presas nos escombros de um hospital destruído, informou o responsável pelo serviço local de socorros à agência de notícias AFP.

"O hospital está destruído. Desabou. Há pacientes e pessoas do hospital presos", disse.

O terremoto foi sentido fortemente por cerca de sete segundos, mas não disparou um alerta de tsunami –de acordo com o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos, o epicentro estava a 18 km de profundidade e ocorreu às 2h18 (horário local) de sexta (15).

Vídeos nas redes sociais mostraram moradores fugindo para um terreno mais alto em motocicletas e uma criança presa sob os escombros enquanto pessoas tentavam remover os destroços com as próprias mãos.

A agência de desastres da Indonésia disse que uma série de terremotos nas últimas 24 horas causou pelo menos três deslizamentos de terra. Mais cedo nesta quinta, outro terremoto de magnitude 5,8 já havia atingido a região, sem causar danos significativos.

A Indonésia fica na região conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico, com intensa atividade sísmica devido ao encontro entre placas tectônicas, que é regularmente atingida por terremotos.

Em 2018, um terremoto devastador de magnitude 6,2, seguido por um tsunami, atingiu a cidade de Palu, em Sulawesi, matando milhares de pessoas.

Leia Também: Homem com Covid-19 é executado nos Estados Unidos

Campo obrigatório