Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Recebida com aplausos, Kamala assume presidência do Senado pela 1ª vez

2 - Recebida com aplausos, Kamala assume presidência do Senado pela 1ª vez

Recebida com aplausos, Kamala assume presidência do Senado pela 1ª vez
Notícias ao Minuto Brasil

22:15 - 20/01/21 por Folhapress

Mundo KAMALA-HARRIS

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Horas após sua posse como nova vice-presidente dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (20), Kamala Harris assumiu pela primeira vez o comando do Senado sob aplausos de seus colegas da Casa.

Pela lei americana, o vice acumula também o cargo de presidente do Senado.


Como é a primeira mulher e a primeira pessoa negra a assumir o cargo de vice-presidente, ela consequentemente é a primeira mulher e a primeira negra a comandar o Senado. Como a Câmara também é comandada por uma mulher - a democrata Nancy Pelosi -, agora todo o Legislativo americano é chefiado por mulheres.


Em seu primeiro ato como presidente da Casa, Kamala empossou três novos senadores: Jon Ossoff, Rapahel Warnock (ambos da Geórgia) e Alex Padilla (Califórnia).


Este último é o substituto da própria Kamala, que renunciou a seu mandato como senadora na segunda (18) para poder assumir a Vice-Presidência. Ela não segurou o riso ao anunciar a coincidência.


Com a posse dos três novos senadores, os democratas retomam o controle da Casa depois de seis anos como minoria.


O partido agora tem 50 cadeiras na Casa (incluindo dois independentes que votam com a sigla), contra 50 votos dos republicanos. Em caso de empate, porém, cabe a própria Harris -que também é democrata - o voto de minerva.

Campo obrigatório