Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Portugal suspende voos de e para o Brasil a partir de 6.ª feira

A suspensão de ligações aéreas entra em vigor a partir do dia 29 de janeiro até 14 de fevereiro.

Portugal suspende voos de e para o Brasil a partir de 6.ª feira
Notícias ao Minuto Brasil

14:45 - 27/01/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Covid-19

O Governo de Portugal informou hoje que decidiu suspender os voos de e para o Brasil, tendo em conta a evolução da situação epidemiológica a nível mundial, "o aumento dos casos de infecção por SARS-CoV-2 em Portugal e a detecção de novas estirpes do vírus".

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI) esclarece que a medida entra em vigor a partir das 00h da próxima sexta-feira, dia 29 de janeiro, até dia 14 de fevereiro.

"Estão suspensos todos os voos, comerciais ou privados, de todas as companhias aéreas, de e para o Brasil. As regras agora estabelecidas são igualmente aplicáveis aos voos de e para o Reino Unido", refere a pasta.

O ministério detalha que ficam apenas permitidos "voos de natureza humanitária para efeito de repatriamento dos cidadãos nacionais e membros das respectivas famílias, bem como de titulares de autorização de residência em Portugal".

"Estes cidadãos têm de apresentar, no momento da partida, um comprovativo de realização de teste molecular por RT-PCR para despiste da infecção por SARS-CoV-2 com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores à hora do embarque, sob pena de ser recusado o embarque e a entrada em território português. À chegada a Portugal, têm de cumprir, obrigatoriamente, um período de 14 dias de quarentena no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde", explica também o MAI.

Nestes voos de caráter humanitário, é ainda detalhadoque podem também embarcar "cidadãos nacionais da União Europeia, nacionais de Estados associados ao Espaço Schengen e membros das respectivas famílias, bem como nacionais de países terceiros com residência legal num Estado-Membro da União Europeia, exclusivamente para efeitos de repatriamento".

Estes passageiros têm de apresentar também um comprovativo de realização de teste com resultado negativo ao novo coronavírus, realizado nas 72 horas antes e de aguardar pelo voo de ligação aos respectivos países em local próprio no interior do aeroporto.

O Governo português já tinha decido na passada semana interromper totalmente o voos para o Reino Unido e do Reino Unido para Portugal a partir das 00h do passado sábado, por forma a diminuir os riscos de contágio com base na nova variante", estando voos de repatriamento permitidos.

Portugal registrou nas últimas 24 horas 293 óbitos e 15.073 infectados por Covid-19, revelou nesta quarta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de mortes devido ao novo coronavírus é o mais elevado desde o início da pandemia no país.

Campo obrigatório