Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Japão vai desperdiçar milhões de doses de vacina por falta de seringas

O governo adquiriu 144 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech, mas não tem seringas especializadas suficientes para retirar seis doses de cada frasco.

Japão vai desperdiçar milhões de doses de vacina por falta de seringas
Notícias ao Minuto Brasil

19:15 - 10/02/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Coronavírus

Milhões de japoneses não vão ser inoculados com a vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech tal como tinha sido inicialmente programado pelo governo por causa da escassez de seringas especializadas, segundo a agência Kyodo. Esta falha vai atrasar o plano de vacinação japonês.

As seringas normais que estão sendo utilizadas no Japão não conseguem extrair a sexta e derradeira dose da vacina da Pfizer/BioNTech de cada frasco, o que significa que milhões de doses vão ser desperdiçadas, como explicou o ministro da Saúde japonês, Tamura Norihisa.

O Japão comprou 144 milhões de doses da vacina desenvolvida pela farmacêutica norte-americana em conjunto com a startup alemã. Quantidade suficiente para vacinar 72 milhões de pessoas, uma vez que esta vacina implica a administração de duas doses.

Mas face à escassez das seringas especializadas, será apenas possível extrair cinco doses de cada frasco, o que significa que serão imunizadas 60 milhões de pessoas.

“Vamos usar todas as seringas que temos que permitem retirar seis doses, mas isso não será suficiente à medida que forem administradas mais doses”, disse o ministro da Saúde do Japão.

Outro responsável do Ministério da Saúde afirmou à Jiji Press que quando o “contrato foi feito, não tínhamos a certeza absoluta de que cada frasco poderia dar para seis doses”. “Não podemos negar que fomos lentos a confirmar isso”, acrescentou.

O governo de Tóquio já pediu aos fabricantes de equipamento médico que aumentem a produção de seringas especializadas.

Campo obrigatório