Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Centenas de portugueses retidos no Brasil. Repatriamento em estudo

Pelo menos uma centena de portugueses reúne os critérios necessários para o repatriamento. Voos entre Portugal e Brasil estão suspensos desde o final de janeiro deste ano.

Centenas de portugueses retidos no Brasil. Repatriamento em estudo
Notícias ao Minuto Brasil

15:30 - 16/02/21 por Notícias ao Minuto Brasil

Mundo Covid-19

Centenas de portugueses retidos no Brasil querem regressar ao país. De acordo com a Embaixada de Portugal no Brasil, está a sendo estudada uma operação para repatriar estes cidadãos nacionais, adiantou nesta segunda-feira a RTP.

Neste momento, ainda está sendo feito o levamento dos pedidos de regresso ao país por parte das autoridades, sendo que pelo menos uma centena de pessoas preenchem os critérios de repatriamento.

"São umas centenas [de pessoas que querem voltar para Portugal], mas dessas, cerca de uma centena são pessoas que nós consideramos que podem preencher esses critérios na base de problemas humanitários, na saúde, nas carências", esclareceu Luís Faro Ramos, embaixador de Portugal no Brasil, em declarações ao canal da estação pública.

Sobre quando poderá ser tomada uma decisão, o embaixador não quis se comprometer com nenhuma data, ainda que sugerisse que a operação pode estar para breve.

"Não sei [quando poderão ocorrer os repatriamentos]. Não é uma questão que possa responder. Sei que estamos fazer por isso e penso que devemos estar preparados", afirmou.

As ligações aéreas entre os dois países foram suspensas em 29 de janeiro, devido à nova variante da Covid-19. No âmbito da renovação do Estado de Emergência, a medida foi prolongada até pelo menos 1 de março.

Campo obrigatório