Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Israel diz que não permitirá que Irã tenha armas nucleares

Netanyahu considerou que o levantamento das sanções deu ao Irã "mais recursos para a atividade terrorista e sua agressividade na região e no mundo"

Israel diz que não permitirá que Irã 
tenha armas nucleares
Notícias ao Minuto Brasil

12:41 - 17/01/16 por Notícias Ao Minuto

Mundo Primeiro-ministro

O primeiro-ministro de Israel disse hoje que o país "não permitirá ao Irã adquirir armas nucleares", após a entrada em vigor de um acordo entre Teerã e as potências ocidentais e o levantamento de sanções impostas ao Irã.

"A política de Israel continuará a ser a mesma que tem sido seguida: não permitir que o Irã adquira armas nucleares", afirmou Benjamin Netanyahu no conselho de ministros, segundo um comunicado do seu gabinete. O primeiro-ministro, inimigo jurado do Irã, já acusou no sábado Teerã de não ter "abandonado as suas ambições de se dotar de armas nucleares".

"Israel vai continuar acompanhando todas as violações dos acordos internacionais pelo Irã, sobre os mísseis balísticos nucleares e o terrorismo", acrescentou o primeiro-ministro. Em caso de violação, a comunidade internacional deve "tomar sanções duras e agressivas" contra o Irã, disse, repetindo que Israel está "pronto para enfrentar qualquer ameaça".

Netanyahu considerou ainda que o levantamento das sanções deu ao Irã "mais recursos para a atividade terrorista e sua agressividade na região e no mundo". O Conselho de Segurança da ONU levantou, no sábado, as sanções ao Irã, depois de a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) ter confirmado que o país cumpriu todas as exigências para iniciar o acordo nuclear internacional.

Campo obrigatório