Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Covid-19: Variante brasileira é detectada no Reino Unido

Foram identificados seis casos da variante do novo coronavírus descoberta em Manaus

Covid-19: Variante brasileira é detectada no Reino Unido
Notícias ao Minuto Brasil

06:01 - 01/03/21 por NMBR

Mundo Pandemia

A variante do SARS-CoV-2, inicialmente descoberta em Manaus, já foi identificada no Reino Unido, revelou neste domingo as autoridades sanitárias da Inglaterra.

Em causa estão três casos diagnosticados em South Gloucestershire, Inglaterra, e outros três na Escócia.

Dois dos casos identificados na Inglaterra dizem respeito a pessoas que residem na mesma casa e que vieram do Brasil este mês, antes de entrar em vigor a quarentena obrigatória em hóteis.

Sobre o terceiro caso, desconhece-se a sua ligação epidemiológica e, aliás, as autoridades desconhecem o seu paradeiro, uma vez que a pessoa em causa não preencheu o cartão do registro do teste, segundo a Sky News.

O outros três casos da variante brasileira foram encontrados no nordeste da Escócia, depois de três pessoas terem viajado do Brasil para Aberdeen via Paris e Londres. Estes três casos não têm ligação epidemiológica com os que foram encontrados na Inglaterra.

Os passageiros que se encontravam no voo de Londres para Aberdeen foram todos contactados, assegurou o governo escocês.

Em Portugal foram identificados sete casos de Covid-19 associados à variante do Brasil, revelou na semana passada o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

"A variante 501Y.V3 (P.1), primeiramente detectada no Brasil, em particular na região de Manaus (Amazônia), tem sido assinalada pelas autoridades de saúde mundiais como merecedora de especial vigilância dado o seu elevado potencial de transmissão, mas também devido ao fato de poder ser menos reconhecida por alguns dos anticorpos gerados no decurso de uma infecção, suscitando naturalmente uma atenção acrescida", sublinhava o instituto numa nota enviada às redações.

O Reino Unido, que já vacinou mais de 20 milhões de pessoas, registrou este domingo uma descida no número de novos contágios e no número de óbitos. Foram reportados 6.035 novos casos (ontem foram 7.434) e 144 mortes (ontem foram 290). No total, o Reino Unido acumula 4.176.554 infeções e 122.849 óbitos, desde o início da pandemia.

Campo obrigatório