Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mais cinco casos de Ebola confirmados na RD Congo e Guiné-Conacri

O total de casos confirmados é de 11, incluindo quatro mortes

Mais cinco casos de Ebola confirmados na RD Congo e Guiné-Conacri
Notícias ao Minuto Brasil

12:55 - 02/03/21 por NMBR

Mundo Ebola

Três novos casos de Ebola foram confirmados na República Democrática do Congo (RDcongo) e dois na Guiné-Conacri nos últimos dias, elevando para 28 o total de casos e para 11 o de mortes provocadas pela doença nos dois países.

De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), na segunda-feira foram confirmados três novos casos de Ebola na região sanitária de Butembo, Kivu Norte, na RDCongo.

Segundo a mesma fonte, os casos confirmados eram contatos do sexto caso que tinha sido notificado no país e estavam sendo seguidos.

Com esta notificação, são agora quatro as zonas do país com casos registrados de Ébola: Biena, Butembo, Katwa e Musienene.

O total de casos confirmados é de 11, incluindo quatro mortes.

Na Guiné-Conacri foram notificados nos últimos dias dois novos doentes, elevando para 17 o número total de casos, incluindo sete mortes.

A Guiné-Conacri, que enfrenta o primeiro surto de Ebola em cinco anos, tem no terreno uma campanha de vacinação, tendo sido já imunizadas mais de 1.000 pessoas, entre doentes, contatos e seus contatos.

Os ministros da Saúde de seis países que fazem fronteira com a Guiné-Conacri estão hoje reunidos, na capital Conacri, para discutir os respectivos planos de resposta à epidemia de Ébola e evitar que alastre aos Estados vizinhos.

O Governo guineense confirmou a detecção do Ebola no seu território em 13 de fevereiro e no dia seguinte declarou oficialmente o primeiro surto no país após a grande epidemia de 2014 e 2016 na África Ocidental.

Aquela que foi a pior epidemia de Ebola da história surgiu neste país em finais de 2013, foi declarada em 2014 e prolongou-se até 2016, matando 11.300 pessoas e infectando mais de 28.500 na Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa.

Outro surto de Ebola foi confirmado em 07 de fevereiro no nordeste da República Democrática do Congo, onde as autoridades lançaram oficialmente uma campanha de vacinação contra a doença em 15 de fevereiro.

O vírus Ebola é transmitido através do contato direto com o sangue e fluidos corporais contaminados de pessoas ou animais.

Provoca febres hemorrágicas e pode atingir uma taxa de mortalidade de 90%.

Leia Também: Governo prometeu ser 1º na vacinação contra Covid-19, mas ficou em 6º

Campo obrigatório