Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mãe mais velha da Espanha é impedida de cuidar dos filhos

Mauricia Ibanez perdeu uma longa batalha judicial pela custódia de Gabriel e Maria de la Cruz depois de ter dado à luz em 2017, na sequência de tratamento IVF nos EUA

Mãe mais velha da Espanha é impedida de cuidar dos filhos
Notícias ao Minuto Brasil

08:09 - 03/03/21 por NMBR

Mundo Espanha

Mauricia Ibanez tornou-se, em 2017, na mãe mais velha da Espanha, depois de ter dado à luz aos 64 anos, na sequência de tratamentos de fertilidade que realizou nos Estados Unidos.

A mulher deu à luz aos gêmeos Gabriel e Maria de la Cruz, num hospital na cidade de Burgos, no dia de São Valentim.

Os filhos foram-lhe retirados pouco tempo depois e hoje, com quatro anos, estão impedidos de serem criados pela mãe biológica dado que o sistema judicial do país acredita que Mauricia não tem as condições adequadas para fazê-lo.

A decisão, tomada esta semana pelo Supremo Tribunal espanhol, declara que as crianças não estavam a ter os cuidados ideais, pondo-se em causa o estado de saúde mental e a idade da mãe das crianças.

De acordo com a imprensa, embora não tenham sido tornadas públicas as condições de Mauricia, certo é que as duas crianças se encontravam "numa óbvia situação de vulnerabilidade". A decisão foi tomada com base na opinião de especialistas.

Desde que nasceram, as crianças já estiveram ao cuidado de duas famílias de acolhimento, tendo Mauricia o direito de poder visitar os filhos. Contudo, a mulher queixa-se de que lhe estão "a tirar tudo".

Mauricia garante que esta 'guerra' não chegou ao fim e que fará tudo o que estiver ao seu alcance para recuperar os filhos.

Leia Também: Covid-19. Espanha alarga quarentena a 12 países entre os quais Brasil

Campo obrigatório