Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pelo menos 10 foguetes foram lançados contra base americana no Iraque

Ainda não há informação de mortes ou feridos

Pelo menos 10 foguetes foram lançados contra base americana no Iraque
Notícias ao Minuto Brasil

08:27 - 03/03/21 por NMBR

Mundo Iraque

Pelo menos 10 foguetes foram lançados nesta quarta-feira contra uma base militar no Iraque que acolhe tropas da coligação lideradas pelos Estados Unidos, disse um porta-voz da coligação.

Ainda não há informação de mortes ou feridos.

Os foguetes atingiram a base aérea de Ain al-Asad na província de Anbar às 07:20, disse o porta-voz da coligação, o coronel Wayne Marotto.

"As forças de segurança iraquianas estão liderando a investigação", acrescentou o coronel.

Os militares iraquianos divulgaram um comunicado afirmando que o ataque não causou perdas significativas e que as forças de segurança tinham encontrado a plataforma de lançamento utilizada para os mísseis.

O ataque ocorreu dois dias antes da visita prevista do papa Francisco ao Iraque, numa viagem muito antecipada que incluirá Bagdá, o sul do Iraque e a cidade de Irbil, no norte do país.

Este foi primeiro incidente desde que os Estados Unidos atacaram alvos das milícias alinhadas com o Irã ao longo da fronteira Iraque-Síria, na semana passada.

Na semana passada, os bombardeios contra edifícios alegadamente usados pelas milícias pró-iraquianas, segundo o Pentágono, foram "proporcionados" e tiveram caráter "defensivo", após ataques com foguetes contra as bases e objetivos norte-americanos no Iraque.

Segundo o porta-voz do Pentágono, John Kirby, os bombardeios norte-americanos destruíram múltiplas instalações situadas num posto de controle fronteiriço usado por vários grupos militares apoiados pelo Irã, incluindo Kait'ib Hizbulá e Kait'ib Sayyid al-Shuhada.

Este foi o primeiro bombardeio efetuado pelos EUA sob o mandato do novo Presidente, Joe Biden, e ocorreu depois de uma oferta formal para o regresso à mesa das negociações com o Irã para resgatar o acordo nuclear do qual o seu antecessor, Donald Trump, retirou os Estados Unidos há mais de três anos.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, com sede em Londres, que tem uma ampla rede de colaboradores no terreno, neste ataque norte-americano morreram pelo menos 22 combatentes das milícias pró-iranianas.

A embaixada dos Estados Unidos em Bagdá foi alvo, na segunda-feira da semana passada, de um ataque com mísseis tipo 'katiusha', que atingiram o exterior das instalações, situadas em plena Zona Verde, a zona internacional de segurança da capital do Iraque.

Após esse ataque, o Pentágono disse que o ataque foi uma "resposta militar proporcional" tomada após consultar os parceiros da coligação.

Leia Também: Queda de avião faz pelo menos dez mortos no Sudão do Sul

Campo obrigatório