Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Taj Mahal evacuado após falso alerta de bomba

O monumento é classificado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO

Taj Mahal evacuado após falso alerta de bomba
Notícias ao Minuto Brasil

14:05 - 04/03/21 por Notícias Ao Minuto

Mundo Índia

O Taj Mahal, o monumento mais visitado na Índia, foi hoje evacuado após um falso alerta de bomba, informou a polícia do estado indiano de Uttar Pradesh.

"De manhã cedo, uma pessoa não identificada ligou para a Polícia de Uttar Pradesh, dizendo que havia uma bomba no Taj Mahal, em Agra", disse o diretor-geral da Polícia daquela cidade, onde fica situado o monumento, classificado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

As autoridades evacuaram os turistas que visitavam o icônico mausoléu, no norte da Índia, mas o alerta veio a revelar-se falso, permitindo a reabertura do monumento aos visitantes, após a realização de buscas.

"Seguimos o procedimento padrão e realizamos uma operação de busca, mas não foi descoberta nenhuma substância explosiva", disse Ganesh.

O superintendente da Polícia de Agra, Babloo Kumar, disse aos jornalistas que as forças de segurança estão tentando deter o homem que fez o telefonema a partir de Firozabad, perto de Agra.

O homem disse que tinha colocado uma bomba no monumento em retaliação por terem cancelado a sua incorporação no exército, segundo o agente.

"A situação é agora normal e o Taj Mahal reabriu aos turistas", concluiu Kumar.

A Índia reabriu o Taj Mahal ao público em setembro, depois de o monumento ter estado encerrado durante seis meses, devido à pandemia de covid-19.

As autoridades limitaram, no entanto, o número de visitantes, que antes da pandemia rondava os sete milhões por ano.

Nessa altura, as autoridades informaram que seriam admitidos diariamente apenas cinco mil visitantes, um quarto do número habitual.

Construído no século XVII no norte da Índia, em Agra, 200 quilômetros a sul de Nova Deli, o mausoléu de mármore branco foi construído em homenagem à segunda mulher do imperador Shah Janan, a princesa Mumtaz Mahal, que morreu em 1631.

Campo obrigatório