Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Índia ameaçada por outro ciclone após tempestade Tauktae fazer 110 mortos

De acordo com o departamento meteorológico da Índia, a zona de depressão deve se formar no sábado na costa leste da Índia

Índia ameaçada por outro ciclone após tempestade Tauktae fazer 110 mortos
Notícias ao Minuto Brasil

07:47 - 20/05/21 por NMBR

Mundo Índia

Um ciclone está se formando na baía de Bengala, no leste da Índia, alertaram hoje meteorologistas indianos, depois da passagem pelo país da tempestade tropical Tauktae, que deixou pelo menos 110 mortos.

De acordo com o departamento meteorológico da Índia, a zona de depressão deve se formar no sábado na costa leste da Índia.

É "muito provável" que o sistema gradualmente se transforme numa tempestade ciclônica que poderá atingir os estados de Bengala Ocidental e Odisha por volta de 26 de maio.

O ciclone Tauktae atingiu fortemente os estados costeiros do oeste da Índia na segunda-feira, num momento em que o país está enfrentando uma segunda onda da pandemia do novo coronavírus de grandes proporções desde o final de março.

Mesmo antes de o sistema de furacões atingir a costa do Estado de Gujarat, rajadas de até 185 quilômetros por hora e chuvas torrenciais mataram cerca de 20 pessoas no oeste e no sul da Índia. Só neste estado registraram-se pelo menos 53 mortos, disseram autoridades na noite de quarta-feira.

Mas o número de mortos pode aumentar, de acordo com a imprensa local, que relatou a morte de cerca de 80 pessoas em desabamentos de casas e paredes.

A marinha indiana encontrou 37 corpos após o naufrágio de um navio de apoio a instalações petrolíferas e 40 pessoas ainda estão desaparecidas.

O navio, que naufragou ao largo de Mumbai, capital do Estado de Maharashtra, tinha 273 pessoas a bordo e ficou à deriva devido aos fortes ventos que se abateram na costa ocidental da Índia.

Em maio do ano passado, mais de 110 pessoas morreram depois de o ciclone Amphan ter devastado o leste da Índia e Bangladesh na baía de Bengala.

Especialistas dizem que o Mar da Arábia, onde Tauktae teve a sua origem, está a proporcionar ciclones mais fortes do que no passado, devido ao aquecimento global.

"O Mar da Arábia é uma das bacias de aquecimento mais rápido entre os oceanos do mundo", disse à AFP Roxy Mathew Koll, do Instituto Indiano de Meteorologia Tropical.

Leia Também: Número de mortos em naufrágio na costa da Índia sobe para 37

Campo obrigatório