Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Armas nucleares podem ser salvação da cúpula entre Biden e Putin

O primeiro gesto de política externa de Biden foi estender por cinco anos, como queria Putin, o último tratado vigente de limitação de armas nucleares

Armas nucleares podem ser salvação da cúpula entre Biden e Putin
Notícias ao Minuto Brasil

21:00 - 15/06/21 por Folhapress

Mundo EUA-RÚSSIA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Razão última pela qual reuniões de cúpula entre presidentes americanos e russos são objeto de atenção mundial, as armas nucleares podem ser a tábua de salvação do encontro de Joe Biden com Vladimir Putin nesta quarta (16).

Os líderes farão a primeira reunião com Biden como presidente em Genebra (Suíça). Um cardápio indigesto de temas já foi adiantado por ambos em entrevistas, com o reforço de que ninguém vai mudar de posição e que avanços são altamente improváveis.

Entram nessa lista a guerra civil na Ucrânia, o apoio russo à ditadura em Minsk, a opressão do Kremlin aos opositores domésticos como Alexei Navalni.

Biden já disse que vai riscar "linhas vermelhas", algo que seu ex-chefe Barack Obama tentou com Putin na Síria, só para ser humilhado. E o russo disse que as diferenças são claras.

Sobram assuntos menores, como a retomada de atividades diplomáticas de lado a lado e talvez algum debate sobre o futuro da guerra civil no país árabe. E as armas nucleares.

O primeiro gesto de política externa de Biden foi estender por cinco anos, como queria Putin, o último tratado vigente de limitação de armas nucleares. O antecessor do americano, Donald Trump, havia retirado os EUA de dois outros acordos e queria deixar o Novo Start caducar.

Biden reverteu o último ponto e agora há espaço para negociar novos limites, regimes de inspeção e talvez até incluir armas mais sofisticadas como os mísseis hipersônicos desenvolvidos pela Rússia.

"Nós instamos os líderes a aproveitar a oportunidade e fazer progresso significativos para reduzir arsenais e rumar à adesão ao Tratado de Proibição de Armas Nucleares", afirmou Beatrice Fihn, diretora-executiva da Campanha Internacional pela Abolição de Armas Nucleares (Ican, na sigla inglesa).

Ela e uma sobrevivente do ataque atômico a Hiroshima em 1945 receberam, em 2017, o Prêmio Nobel da Paz concedido à Ican. Mas sua visão é otimista, sendo confrontada pela realpolitik: não se espera que os donos de 90% das armas nucleares do planeta vão renunciar a seus arsenais.

"O risco do uso de armas é maior hoje do que na Guerra Fria", disse Fihn. "O único modo de eliminar o risco é eliminar as bombas", completou.

Em relatório divulgado esta semana, o Instituto Internacional da Paz de Estocolmo afirmou que tanto russos como americanos ampliaram em cerca de 50 ogivas seus arsenais em 2020.

"No ano passado, EUA e Rússia gastaram juntos US$ 45,5 bilhões desenvolvendo e mantendo seus arsenais", afirmou a ativista.

Para ela, seria importante coibir as novas formas de emprego da bomba. "A expansão qualitativa é tão perigosa quanto o aumento dos números de ogivas, e nós vimos como essas tecnologias emergentes podem aumentar o riso de uso das armas", disse Fihn.

Seja como for, ambos os líderes pretendem capitalizar o embate suíço.

Biden poderá aparecer como alguém firme, o que pega bem em casa e é notado pelos rivais em Pequim, e Putin fará o mesmo ante sua audiência doméstica -fora que a hostilidade de um americano que já o chamou de assassino pode ser usada para justificar repressão à oposição apoiada pelos EUA.

Biden chegou nesta terça (15) a Genebra, onde se encontrou com autoridades suíças. Disse que "sempre estou pronto", ao ser questionado sobre a beligerância previsível na reunião.

Na véspera, ele havia dito que não buscava um conflito com a Rússia, mas que o país precisa ser responsabilizado por ações agressivas. Ele falava em Bruxelas, onde se encontrou a cúpula da Otan, a aliança militar ocidental demonizada por Putin.

O comunicado final do encontro, que incluiu pela primeira vez a China como uma preocupação estratégica do clube, manteve Moscou como a principal ameaça à segurança dos Estados-membros.

Putin deverá chegar pela manhã, e o encontro começará às 13h (8h em Brasília) no histórico palacete Villa La Grange, no parque homônimo, quase em frente ao famoso jato d'água do lago Genebra e não muito distante da Villa Diodati, palco da famosa competição etílico-literária patrocinada por lorde Byron em 1818, da qual nasceu o "Frankenstein" de Mary Shelley.

A segurança envolve quase 4.000 policiais e militares, e o formato da cúpula reflete o clima entre os dois presidentes, o pior desde a Guerra Fria entre Moscou e Washington.

Não haverá almoço e as conversas vão durar de quatro a cinco horas, presenciadas na maior parte do tempo pelo secretário de Estado, Antony Blinken, e pelo chanceler Serguei Lavrov, assessorados pela tropa usual de intérpretes.

Ambos os líderes serão recebidos pelo presidente suíço, Guy Parmelin, que irá deixá-los na biblioteca do palacete.

Será a trigésima reunião entre ocupantes da Casa Branca e do Kremlin desde que os países tomaram rumos rivais ao fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, após terem lutado juntos contra o Eixo.

O encontro mais recente foi em outro país com fama de neutro, a Finlândia, em 2018. Nele, Trump impressionou negativamente os EUA ao aceitar a negativa de Putin de que teria havido influência de hackers russos na eleição americana de 2016 -em favor do republicano.

Campo obrigatório